Folder biomassa: biodiesel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (522 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BIOMASSA: BIODIESEL

O biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis como óleos vegetais e gorduras animais. Estimulados por um catalisador, eles reagem quimicamente comálcool. Existem diferentes espécies de oleaginosas no Brasil que podem ser usadas para produzir o biodiesel. Entre elas estão a mamona, dendê, canola, girassol, amendoim, soja e algodão. Matérias-primasde origem animal, como o sebo bovino e gordura suína, também podem ser utilizadas na fabricação do biodiesel.
Histórico do Biodiesel

Década de 70: Universidade Federal do Ceará – UFCE desenvolveupesquisas com o intuito de encontrar fontes alternativas de energia. As experiências acabaram por revelar um novo combustível originário de óleos vegetais e com propriedades semelhantes ao óleo dieselconvencional, o biodiesel. 1975: É proposto o uso energético de óleos vegetais no Brasil. originando o Pró-óleo – Plano de Produção de Óleos Vegetais para Fins Energéticos.1980: Com o envolvimento deoutras instituições de pesquisas, da Petrobras e do Ministério da Aeronáutica, foi criado o PRODIESEL.1983: O Governo Federal, motivado pela alta nos preços de petróleo, lançou o Programa de ÓleosVegetais – OVEG.

PROGRAMA NACIONAL DE PRODUÇÃO E DO USO DO BIODIESEL 20
Em 2003, tiveram início os primeiros estudos concretos para a criação de uma política do biodiesel no Brasil e, em dezembrode 2004, o governo lançou o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB). O objetivo, na etapa inicial, foi introduzir o biodiesel na matriz energética brasileira, com enfoque na inclusãosocial e no desenvolvimento regional.

PROCESSO DE PRODUÇÃO DO BIODIESELA molécula de óleo vegetal é formada por três moléculas de ácidos graxos ligadas a uma molécula de glicerina, o que faz dele umtriglicídio. O processo para a transformação do óleo vegetal em biodiesel chama-se TRANSESTERIFICAÇÃO. Transesterificação nada mais é do que a separação da glicerina do óleo vegetal. Cerca de 20%...
tracking img