Folclore

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2323 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FOLCLORE

[pic]

“A palavra folclore vem da expressão inglesa folk-lore, que significa "saber do povo". Foi criada no século 19, pelo escritor e colecionador de antiguidades William John Thoms, para identificar os costumes populares.” Ele usou o vocábulo no dia 22 de agosto de 1846, pela primeira vez, em uma carta publicada no jornal The Athenaeum de Londres. Através da referida denominação.No Brasil, os estudos sobre folclore só atingiram um nível científico em 1913, quando o lingüista e historiador João Ribeiro realizou o Curso de Folclore na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. O folclore passou a representar, inclusive, uma área de suma relevância da antropologia cultural e, o dia 22 de agosto, mediante um decreto de 1965, foi instituído como o Dia do Folclore.

Folcloresignifica, basicamente, sabedoria popular.
Fatos folclóricos são a maneira de pensar, agir e sentir de um povo.
Quase sempre transmitidos oralmente e pela imitação.
O Folclore, em sua simplicidade, apresenta traços de todas as regiões do país.
Eles povoam a imaginação de todos os brasileiros.
Os fatos folclóricos estão em todas as partes e se manifestam de várias maneiras.

FOLCLORE DONORDESTE

O folclore nordestino é um dos mais importantes aspectos culturais da região. Foi o local da chegada dos colonizadores portugueses, e foco dos maiores encontros raciais: indígena, afro-descendente e europeu.
Nos contos e lendas, são transmitidos valores, crenças, comportamentos e elementos imaginários do povo nordestino.







Jogos, Brincadeiras e Brinquedos do Folclore- Soltar pipa: as pipas, também conhecidas como papagaios, são feitas de varetas de madeira e papel. Coloridas, são empinadas (soltadas) pelos meninos em dias de vento.
- Estilingue: também conhecidos como bodoques, são feitos de galhos de madeira e borracha. Os meninos usam pedras para acertar alvos.
- Pega-pega: esta brincadeira envolve muita atividade física. Uma criança devecorrer e tocar outra.
- Esconde-esconde: o objetivo é se esconder e não ser encontrado pela criança que está procurando. A criança que deverá procurar deve ficar de olhos tapados e contar até certo número enquanto as outras se escondem.
- Bola de gude: coloridas e feitas de vidro, são jogadas no chão de terra pelos meninos. O objetivo é bater na bolinha do adversário para ganhar pontosou a própria bola do colega.
- Boneca de pano: feitas pelas mães e avós, são usadas em brincadeiras pelas meninas para simular crianças integrantes de uma família imaginária.
- Pião: a brincadeira de pião ainda faz muito sucesso, principalmente, nas regiões do interior do Brasil. Feitos de madeira, os piões são rodados no chão através de um barbante que é enrolado e puxado com força.Muitas crianças pintam seus piões.
- Chicotinho queimado. Faz-se um circulo e uma criança roda o círculo por fora com um Cinto ou (chicotinho). Em circulo, todas as crianças batem palmas e cantam: “chicotinho queimado, custa dois cruzados, quem olhar pra trás ganha chinelada”.


- Brincadeira : Brasil x Estados Unidos: Faz-se duas filas com números iguais.Duas crianças se posicionamde dois a três metros das filas e cada uma segura uma bandeira.


- Dança da Cadeira:( 7 anos) Como brincar 1. Coloque as cadeiras em fileira de acordo com o desenho. Deverá haver uma cadeira a menos do que o número de participantes. 2. Ao som da música bem animada, todos com as mãos para trás, começam a dançar em volta das cadeiras no ritmo da música.


- Batata Quente: (7 anos)Como brincar 3. As crianças sentam-se no chão, formando um círculo. 4. Peça para o jogador mais velho ou um adulto para controlara música, parando de vez em quando. 5. Enquanto a música estiver tocando, todos vão passando a batata de mão em mão, conforme o ritmo da música.













Danças Folclóricas


Maracatu

O maracatu é um ritmo musical com dança típico da região...
tracking img