Foguete sara

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (732 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Foguete de sondagem VS-40


O VS-40 é um foguete de sondagem biestágio à propulsão sólida não-controlado, estabilizado aerodinamicamente, com propelentes (mistura de materiais combustíveis eoxidantes) distribuídos entre o primeiro estágio (4.200 kg) e o segundo estágio (810 kg).

Os estágios são equipamentos constituídos de motores e combustíveis, acoplados ao foguete, com a finalidadede impulsionar a sua subida. O primeiro estágio é composto pelo propulsor S40, uma saia traseira com empenas e uma saia dianteira, e o segundo estágio é composto por um propulsor S44, tendo em suaparte dianteira uma baia de instrumentação e, em seguida, uma coifa que deve abrigar uma carga útil tecnológica ou experimentos científicos.













Características nominais dofoguete







Comprimento (mm) 7.390

Massa da carga útil (kg) 500

Diâmetro (mm) 1.007Massa total de decolagem (kg) 6.737

Massa da carga útil (kg) 197

Massa de propelente (kg) 5.054

Massa estrutural (kg)1.028

Apogeu (km) 640

Tempo de microgravidade (s) 760











O foguete VS-40 foi concebido,inicialmente, para realizar testes do quarto estágio do VLS-1 (Veículo Lançador de Satélites) em ambiente de vácuo, além de outros experimentos de interesse do projeto do Veículo Lançador.


Esse foguetetornou-se necessário pela ausência, no país, de instalações de ensaios capazes de simular as condições de vácuo em altitude. Essas instalações, extremamente complexas e onerosas, seriam de difícilcontratação no exterior, devido ao alto risco que acarretariam de seu uso, considerando-se ser um desenvolvimento novo e, portanto, de baixa confiabilidade.



Os vôos no CLA



Até a presente...
tracking img