Fogo morto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2790 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Fogo Morto, de José Lins do Rego
Pillar – Cidade onde se passa a obra.
- Personagens
Cada uma das personagens principais representa, na verdade, uma classe social da população nordestina. As três personagens centrais estão envolvidas no cenário de miséria, doenças, e por uma politicagem e prepotência policial que defendem as minorias fortes e, como saída, o cangaço.
José Amaro – Trabalhadorbranco livre do Nordeste. Chegou ao Engenho Santa Fé trazido pelo pai o velho Amaro; “homem valente que viera de Goiana, com uma morte nas costas”. Revela forte orgulho por ser branco e alta consciência de seu humano. Sabe que é explorado e não quer aceitar; porém não tem alternativa, salvo sua coragem e o apoio ao cangaceiro Capitão Antônio Silvino, o único que levava justiça aos pobres e colocavamedo nos grandes. Sua decadência pode ser considerada decorrente, em parte, do processo de industrialização das selas, que já ocorre nos centros urbanos.
Devido às andanças pela noite, Mestre José Amaro ganha fama de lobisomem. Sustentavam que saia em busca de sangue. Culpa toda a sua infelicidade na esposa, Sinhá, e na loucura da filha Marta. Devido a uma intriga com o negro Floripes, recebeintimação de deixar a sua casa no Engenho Santa Fé. Às brigas com o senhor de engenho somam-se as desilusões com a própria profissão e com a vida familiar. A mulher o abandona, a filha é levada para a Tamarineira. Não suportando as frustrações e a solidão, Mestre José Amaro acaba por suicidar-se.
Sinhá - Mulher de José Amaro.
Marta – Filha de José Amaro, tem 30 anos e ainda é solteira, e apanhado pai que a bata para ‘curar’ da loucura em que ela se aprofunda a cada dia.

Coronel Lula (Chacon) de Holanda - Figura como representante da aristocracia arruinada dos engenhos, não gostava de trabalhar para a prosperidade do engenho e só tinha ares aristocráticos e uma compulsão por rezas. Possuí o orgulho despótico de um senhor feudal, mas perde o poder econômico. Refugia-se na religião, noamor ao passado, sem deixar de lado suas vaidades. Humilhado pela decadência e sofrendo as pressões do cangaço, isola-se.
D. Amélia – Mulher (e prima) do coronel Lula de Holanda. Representante feminino da aristocracia feudal do Nordeste. Moça prendada, educada na cidade e, agora, presa à tristeza do sertão.
(Capitão) Tomás Cabral de Melo – Dono original do engenho Santa fé, mudou-se para aregião antes de 1848, comprou as terras e fundou o engenho que acaba por fazer prosperar. É sogro e ao mesmo tempo tio de Lula de Holanda que herdou – e levou a falência – o engenho.
D. Mariquinha – Esposa de Tomás Cabral de Melo assume o engenho após a morte do marido, mas entra em disputa com o genro pelo controle do mesmo e acaba vencida.
Olívia – Cunhada de Lula de Holanda, sofre de ataques deloucura.
Neném – A filha de Lula, impedida pelo pai de casar, entrega-se à melancolia.
Vitorino Carneiro da Cunha (Papa-rabo) – Compadre de Mestre Amaro e que até a segunda parte do romance era visto apenas como motivo de zombaria. Falava mal de tudo e de todos que não gostava, inclusive dos senhores de engenho. O mestre Amaro considerava-o vagabundo e falador. Contudo, na terceira parte passa arepresentar o eterno opositor, corajoso, que aceita todas as lutas, um idealista em defesa dos mais fracos. Plebeu e ao mesmo tempo aristocrata pelo parentesco com o coronel José Paulino, outorga-se o título de capitão.
Freqüentemente fazem-se comparações entre Vitorino e a figura de D. Quixote. De fato, ele tem de D. Quixote o idealismo, a luta pelos fracos e pela justiça (verdadeiro moinho devento no Nordeste). De Sancho Pança, Vitorino tem sua figura exterior: gordo, alegre, espirituoso, sempre montado em seu burro velho, aceitando pacificamente as perseguições dos moleques, que o chamam de “Papa-Rabo”. Assim, Vitorino representaria um D. Quixote sertanejo, uma das maiores criações de José Lins do Rego.
Adriana – Mulher de Vitorino.
Tenente Maurício – Desempenha o papel do...
tracking img