Foco do projeto pim o grupo deverá identificar uma organização no mercado e analisá-la, apresentando como conteúdo do projeto, as seguintes informações: 1. descrição da organização 1.1 denominação e forma de

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1403 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FOCO DO PROJETO PIM
O grupo deverá identificar uma organização no mercado e analisá-la, apresentando como conteúdo do Projeto, as seguintes informações:

1. Descrição da Organização
1.1 Denominação e forma de constituição.
1.2 Dados e fatos relevantes da origem da organização.
1.3 Natureza e ramo de atuação.
1.4 Informações sobre o porte da empresa.
1.5 Principais equipamentos.
1.6Composição da força de trabalho, incluindo quantidade de pessoas, percentuais por nível de escolaridade, por níveis de chefia ou gerenciais, por regime jurídico de vínculo.
1.7 Principais produtos.
1.8 Denominação dos principais tipos de fornecedores, principais insumos, matérias-primas e serviços por eles fornecidos.
1.9 Principais mercados e, nos ramos de atuação, principais segmentos dessesmercados onde se encontram os clientes alvo.
1.10 O segmento de mercado do grupo no âmbito internacional.
1.11 O segmento de mercado do grupo no âmbito nacional: como surgiu o negócio no Brasil e como vem sendo a sua evolução até os dias atuais.
1.12 Principais concorrentes da organização e aspectos relevantes de cada um.
1.13 Organograma: destacar quem faz parte da Alta Direção e os diferenteselementos da estrutura organizacional.

1. Descrição da Organização

1.1 Denominação e formação de constituição
Nome Fantasia: Expand
Razão Social:New Wine Distribuidora de Bebidas Ltda
Sociedade Limitada
CNPJ/MF sob o nº 08.617.380/0003-81
Rua Arinos, nº 155 Térreo - Parque Industrial Anhanguera
CEP 06276-032 Osasco - São Paulo

1.2 Dados e fatos relevantes da origem daorganização
A Expand foi fundida em fevereiro de 1978. Foram pioneiros em difundir e desenvolver a cultura dos vinhos no Brasil, sendo que na época ainda não havia o costume da arte do vinho. Originou-se no começo do século passado, Ângelo Piva, um italiano da região de Veneto que imigrava para o Brasil, mais especificamente para Brotas, no interior de São Paulo, para tentar fazer fortuna, tinha umhábito que despertava a curiosidade dos moradores da cidade toda a vez que saía para caçar perdiz, levava um garrafão de vinho e o deixava sob as águas de um rio ali por perto para refrescar o liquido que ele tomaria depois acompanhado de uma farta macarronada.
Ângelo Piva é o bisavô de Otávio Piva de Albuquerque, ele quem foi que criou o maior império brasileiro de vinho, começou em 1978, com umacampanha similar à da venda em domicilio: meia dúzia de pessoas que nem consumiam a bebida ia bater à porta das famílias ricas de São Paulo portando debaixo do braço uma mini geladeira com um par de vinhos brancos alemães, alguns tintos chilenos e taças para degustação. Naquela época o consumo per capita de vinho no Brasil era de menos de meio litro por ano e tornava-se uísque e caipirinha paraacompanhar as refeições. Hoje o consumo pulou para 2 litros- ainda uma gota, se comparado aos 50, 60 litros per capita por pessoa na Europa, mas um salto respeitável no currículo da bebida, que vem tomando o lugar dos destilados nas festas, nas prateleiras dos supermercados, nos cardápios dos restaurantes e nos jantares familiares. Um brinde a Otávio Piva de Albuquerque, 48 anos, que teve a idéia devender vinhos de porta em porta, fez de sua importadora, a Expand, a maior da América Latina e com ela montou num shopping Center de São Paulo a Domaine Sainte-Marie, segunda maior loja de vinhos do mundo. Sua estratégia foi como um trabalho de formiguinha, convencendo as pessoas a provar uma bebida desconhecida.
A força de Piva e da Expand é medida em litros. Em 1991, quando asfronteiras se abriram aos importadores no Brasil 2 milhões de litros de vinhos ditos “finos”, de altíssima qualidade ( de Sunrise para cima). Neste ano são 12 milhões, sendo 40% deles trazidos pela Expand. Em seu deposito de 2.500 metros quadrados, à beira da Rodovia Raposo Tavares, empilham-se 30.000 caixas com 300.000 garrafas de vinhos. A Domaine Sainte-Marie, uma das cinco lojas de Piva, abrigou...
tracking img