Fluxograma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumidamente a Teoria do Caos é que uma pequenina mudança no inicio de um evento qualquer pode trazer conseqüências enormes e absolutamente desconhecidas no futuro.
Ou seja,uma ação realizada por você ou qualquer outra pessoa ou um animal hoje, trará uma resultado amanhã, este desconhecido. Nas primícias da década de 1960, o então meteorologistaamericano Edward lorenz descobriu que fenômenos aparentemente simples tinham um comportamento tão desordenado quanto a vida.
Ele chegou a tal conclusão ao testar um programa decomputador que simulava o movimento de massas de ar. Até que num dia Lorenz teclou um dos números que alimentavam os cálculos da máquina com algumas casas decimais a menos, com aexpectativa de que o resultado mudasse pouco.
No entanto a alteração insignificante transformou completamente o padrão das massas de ar. Para o meteorologista, era como se “ o baterdas asas de uma borboleta no Brasil causasse, tempos depois, um tornado no Texas”. Com base em tais observações, ele formulou equações que mostravam o tal “efeito borboleta”.Estava criada a teoria do caos. Com o passar do tempo, cientistas concluíram que a mesma imprevisibilidade aparecia em quase tudo, da quantidade que o olho pisca até a cotação daBolsa de Valores.
Com tudo, na década de 1970, o matemático polonês Benoit mandelbrot deu um novo impulso à teoria do caos, ao notar que as equações de Lorenz coincidiam com asque ele próprio havia feito quando desenvolveu os fractais (figuras geradas a partir de fórmulas que retratam matematicamente a geometria da natureza, como o relevo do solo ou asramificações de veias e artérias).
A união da matemática de Mandelbrot e o experimento de Lorenz, indica que a teoria do caos está na essência de tudo, modelando o universo.
tracking img