Fluxo de caixa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 101 (25200 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
GESTÃO DO FLUXO DE CAIXA E TESOURARIA

EMENTA:
Trata dos eventos envolvidos nas operações da tesouraria e na gestão do fluxo de caixa, os registros e apuração da posição contábil-financeira do ativo mais líquido das empresas, as disponibilidades.
OBJETIVO:
Propiciar aos participantes a compreensão das metodologias e técnicas de planejamento e controle de caixa e tesouraria das empresasproporcionando conhecimentos para gestão eficaz do fluxo de recursos financeiros.

PROGRAMA:
1 - Orçamento de Caixa
2 - Organização da Tesouraria e o Movimento Financeiro
3 - Modelos de Controle de Caixa
4 - Modelos de Fluxo de Caixa
5 - Itens Estratégicos, Táticos e Operacionais
6 - Dimensionamento do Investimento em Caixa
7 - Fluxo de Caixa como Avaliador da Criação de Valor
8- Análise do Fluxo de Caixa e a Relação com Recebíveis e
Pagáveis
9 - Análise de Desempenho e o Fluxo de Caixa
10 - Operações Especiais: (ACC, ACE, Vendor, Hedging, etc...)

Carga Horária: 16 horas-aula

1 - ORÇAMENTO DE CAIXA

Conceitos de Orçamento de Caixa.

Orçamento de Caixa é conceituado tradicionalmente como uma projeção de saldos de disponível por subperíodos de umprazo maior, onde as empresas devem preparar projeções de sua posição financeira tanto a longo prazo quanto a curto prazo.
A projeção a curto prazo deve ser incluída no plano anual de resultados, compreendendo duas partes: (1) as receitas projetadas (entradas) e (2) os desembolsos projetados (saídas).
O orçamento de caixa preocupa-se com as ocorrências de entradas e saídas de fundos (regime decaixa), enquanto que outros orçamentos dizem respeito à ocorrências das transações básicas (regime de competência)
Outros o conceituam como a representação em uma demonstração de recebimentos e pagamentos esperados pela empresa no ano seguinte, geralmente em bases mensais. Um instrumento de planejamento financeiro a curto prazo, no qual, determinando os fluxos líquidos de caixa para cada períodoe ajustando-os para qualquer saldo inicial, a empresa pode definir quando o financiamento se faz necessário e quando os excessos de caixa irão ocorrer.
Outros ainda o resumem em um cronograma de recebimentos e desembolsos esperados, ou, demonstração dos recebimentos e desembolsos planejados.
Nestes conceitos percebe-se uma preocupação com a dimensão temporal em três horizontes diferentes: olongo prazo; o curto prazo e o tempo presente.
No longo prazo, deve estar consistente com o plano estratégico, os investimentos de capital e os financiamentos de longo prazo (estrutura de capital).
No curto prazo, deve ser consistente com o planejamento tático e operacional das áreas de responsabilidade em que a empresa se estrutura a fim de materializar seus objetivos, cumprir sua missão eassegurar sua continuidade, como objetivo permanente, considerando o cenário econômico-financeiro desenhado para a atuação.
No tempo presente, deve ser usado como um instrumento para gerir e controlar as entradas e saídas de recursos financeiros em bases contínuas (diária), principalmente para assegurar sua liquidez, sem descuidar dos aspectos risco e rentabilidade envolvidos, considerando o alinhamentodas metas e objetivos planejados.
As abordagens usuais para desenvolvimento do orçamento de caixa têm adotado o critério de recebimento e desembolso, também denominado de regime de caixa ou Método Direto, ou o critério da Contabilidade Financeira, também denominado de abordagem do resultado ou Método Indireto.
Tais critérios decorrem da discussão sobre o poder de revelação da verdadeirasituação financeira das empresas na década de 70 e 80, período em que a inflação gravou significativamente a atividade econômica de todas as empresas no ambiente nacional e internacional. Uma das respostas à turbulência enfrentada pela acirrada competitividade, aguçada pela inflação, foi traduzir as demonstrações financeiras para moeda constante, o dólar sob critérios adotados pelo FASB-8 de 1975 e...
tracking img