Quais os fatores que influenciaram para o surgimento da profissão do serviço social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1373 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
Serviço Social

taiana de souza santos

quais os fatores que influenciaram para o surgimento da profissão do serviço social

Rio Branco-AC
2009

taiana de souza santos

quais os fatores que influenciaram para o surgimento da profissão do serviço social

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, paraa disciplina de Fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do serviço social I

Orientador: Prof. Francielle Toscan Bogado

Rio Branco-AC
2009
1
QUAIS OS FATORES QUE INFLUENCIARAM PARA O SURGIMENTO DA PROFISSÃO DO SERVIÇO SOCIAL

O objetivo destetrabalho é mostrar quais foram os fatores que influenciaram para o surgimento da profissão de serviço social, bem como analisar com um olhar, uma visão direcionada para a época, ou seja, um olhar relativizado em respeito à situação da época do surgimento.
O trabalho também irá tratar do surgimento do serviço social no âmbito internacional e nacional, bem como suas semelhanças e diferenças. E ainda faráuma analise critica sobre o assunto que será tratado no decorrer do trabalho.
Durante um longo período a sociedade viveu escravizada, primeiro pela escravidão de negros e migrantes, segundo pela escravidão da mão-de-obra no período da manufatura e industrialização, por conta disso a população que era desfavorecida, ou seja, os pobres começaram a buscar melhorias nas condições de vida, detrabalho e por igualdades de direitos. Na época só a classe baixa pagava impostos e trabalhava, essa classe começou a se revoltar por conta que os nobres não pagavam impostos, não trabalhavam e desfrutavam de uma vida luxuosa, surgem então às revoluções, na qual a maior foi a revolução industrial, considerada a segunda grande revolução, nessa ocorre a troca de manufatura pela industrialização, ocorreentão grandes mudanças na sociedade, como a substituição do trabalho humano por máquinas, na qual muitas pessoas ficaram desempregados, houve ainda a divisão social do trabalho, produção de bens em grande quantidade, começa então a exportação, isso entre outras mudanças sociais, como a questões sociais, onde se deu no capitalismo a pauperização, ou seja, o empobrecimento de grande parte da população,que por isso passa a viver de forma miserável e ainda é explorada no trabalho, sem falar nas doenças que passam a afetar a grande parcela da população que vive a margem da sociedade, por isso a população começa a se revoltar.
Surge então uma preocupação da burguesia em efetuar o controle social, surge então às práticas assistencialistas na intenção de conter a crescente2
disseminação da pobreza e de outros problemas como a diminuição da mão-de-obra por causa das doenças, mas essas primeiras práticas sociais tinham como objetivo manter a ordem, mais o crescimento da miséria ainda era muito, houve então a necessidade de se organizarem, precisavam estabelecerplanos para que os proletários não se rebelassem. Surgem assim as primeiras praticas assistencialistas por caridade e para conseguir um lugar no céu. Mas é só com a marcha do proletariado e a contramarcha da burguesia que surge o serviço social, mais não ainda como profissão, e sim uma iniciativa.
A origem do serviço social tem a marca profunda do capitalismo, da alienação, contradição eantagonismo. Em um âmbito internacional, as origens do serviço social estão ligadas a assistência prestada aos pobres, mais foi a parti do surgimento da sociedade capitalista que se tornou necessidade de defesa da burguesia, ação estratégica de controle social. Para a época ser pobre era normal e as praticas sociais eram feitas de forma de caridade.
1869 foi o marco para o serviço social, foi neste...
tracking img