Radiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (898 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Oficina de Moldes em Radioterapia

Objetivo: Oferecer ao técnico a sistematização de conhecimentos sobre materiais e técnicas de confecção dos acessórios mais comumente usados na rotina daradioterapia.
1-Confecção de moldes e acessório: É na oficina de confecção de moldes e acessórios de um serviço de radioterapia que se produzem os blocos de proteção, os suportes, as máscarastermoplásticas, bem como quaisquer outros acessórios necessários à realização dos tratamentos.
A confecção correta e adequada de cada acessório é outro fator de grande importância para a reprodutibilidade esucesso dos tratamentos tal como planejados, sobretudo porque a maioria dos tratamentos é feita em sessões diárias.
O técnico de radioterapia, responsável por esse setor, deve ter conhecimento dastécnicas de planejamento e domínio sobre os materiais, as máquinas e equipamentos utilizados na oficina e as técnicas de confecção dos acessórios requeridos para cada tratamento.
Os principais materiaisusados na confecção dos acessórios, bem como as técnicas para confeccioná-los.
2 – Materiais:
Os materiais mais comumente usados para confecção dos acessórios são:
a) Cera de abelhas.
b) Chumbo.c) Gesso.
d) Cerrobend®®.
a) Cera de abelhas:
Para confecção de bólus, máscaras e moldes em geral usa-se um material equivalente ao tecido humano qualquer material utilizado para simular umtecido necessita reproduzir as suas características físicas de atenuação e espalhamento.
A cera de abelhas, por apresentar características semelhantes às do tecido humano, ter baixo custo, e ser defácil manuseio, é um dos materiais mais usados.
Quando aquecida, ela se torna liquefeita, o que permite ser moldada e esculpida no formato desejado. Mas é importante ter cuidado e atenção, porque elaesfria e endurece rapidamente.
b) Chumbo:
O chumbo é um metal de alta densidade utilizado para atenuação do feixe de radiação. Entretanto, seu elevado ponto de fusão (327ºC) dificulta a...
tracking img