Fluxo de caixa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3694 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“A IMPORTÂNCIA DO FLUXO DE CAIXA COMO INSTRUMENTO
DE APOIO PARA O PLANEJAMENTO FINANCEIRO”



(Graduandos em Ciências Contábeis - Universidade Cruzeiro do Sul)
Profº Ms. Mauricio Lopes da Cunha
__________________________________________________________________________

Resumo
O objetivo desse estudo foi enfatizar a importância à adesão das demonstrações do fluxo de caixa comoinstrumento de apoio para a gestão empresarial, visto que a confiabilidade das informações é imprescindível para o êxito do planejamento financeiro, pois tendo um conhecimento seguro sobre toda situação financeira da empresa pode-se analisar eficazmente e chegar aos objetivos requeridos. Para tanto, vamos aprofundar o estudo sobre o fluxo de caixa (DFC), que é um relatório de apoio da contabilidadefinanceira que compõe toda movimentação monetária (entradas e saídas) de um período determinado, podendo ser feito diário, semanal ou mensal, cujo objetivo resume-se em demonstrar a real situação financeira da empresa, auxiliando nas tomadas de decisões e planejamento financeiro preciso.

Palavra-chave: Fluxo de caixa; sustentabilidade; planejamento financeiro.


1. Introdução
O presenteartigo aborda a importância que se tem em conhecer seguramente a situação financeira empresarial visando a sustentabilidade e lucratividade, pois se houver uma má gestão seguramente levará a ruína.
Contudo, buscamos analisar estudiosos da área que provam a importância que se tem as demonstrações dos fluxos de caixa no ambiente empresarial ou até mesmo em nossas vidas, buscando objetivos a seremalcançados através de embasamentos firmes e concretos.
Diante disso, encontramos o seguinte problema: Qual a importância das demonstrações do fluxo de caixa no apoio do planejamento financeiro?
Para responder esse problema, o objetivo geral solucionado foi: demonstrar qual a influência da DFC no âmbito empresarial. E os objetivos específicos vangloriam em: estudar o fluxo de caixa e seusbenefícios e malefícios, apontar as opções em aderir aos índices econômico-financeiros em prol do objetivo geral e ressaltar a importância como instrumento de apoio ao planejamento financeiro.


2. Fundamentação teórica
2.1 Definição de fluxo de caixa
A demonstração dos fluxos de caixa (DFC) é um relatório contábil que tem finalidade gerencial, ou seja, auxilia no planejamentofinanceiro por relatar a atual situação financeira da empresa.
A DFC mostra nitidamente toda a situação financeira, de todos os setores, permitindo assim planejar, controlar e dirigir os recursos financeiros por um período específico com o propósito de alcançar as metas a curto, médio e longo prazo.
É meramente importante o planejamento do fluxo de caixa, pois com a intervenção dele é que setem uma visão antecipada de valores monetários necessários para atender a demanda e prazos de pagamentos que a empresa assumiu.
Caso haja uma diminuição da receita, o gestor tendo o domínio financeiro pode apresentar uma estratégia de modo a contornar a situação positivamente, lembrando a importância de ser cuidadosamente estruturado para que não haja uma crise.
De acordo com a Lei11.638/2007, que vigora desde 01.01.2008 a DFC passou a ser mais um relatório importante para as tomadas de decisões e obrigatório para a contabilidade de todas as sociedades de capital aberto ou com patrimônio líquido superior a R$ 2.000.000,00. A Deliberação CVM 547/2008 aprovou o Pronunciamento Técnico CPC 03, que fornece informações das alterações históricas de Caixa e Equivalentes de Caixa deuma entidade, de acordo com o novo Pronunciamento, classificados por meio de demonstração os: fluxos de caixa por período de atividades operacionais, de investimento e financiamento, no qual devem apresentá-los como parte integrante de suas demonstrações contábeis ao final de cada período.
Para Padoveze (2005, p. 3), a geração de caixa é o objetivo que suporta a missão das empresas,...
tracking img