Fluxo de caixa para fazendas de pecuária de corte no sistema de cria como primeiro passo a realizar em uma empresa rural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (285 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TEMA
Fluxo de caixa para fazendas de pecuária de corte no sistema de cria como primeiro passo a realizar em uma empresa rural
PROBLEMA
Distribuiçao de entradas (Receitasoperacionais). Na empresa rural geralmente não existem movimentação diária de caixa porque a compra e venda de produtos são realizadas esporadicamente, conforme os ciclos produtivos, que no caso dapecuária de corte possui um longo ciclo de produção, variando para mais ou para menos, dependendo do sistema produtivo escolhido. Basicamente a pecuária de corte possui três sistemasexplorados: cria, recria e engorda. Cada um bem diferente em muitos aspectos. Da mesma forma seus fluxos de caixa também divergem em fatores como duração do ciclo, ocupação de ativos,compras e vendas dos estoques, e outros.

JUSTIFICATIVAS
São inúmeras as importâncias de um fluxo de caixa em atividades econômicas, e o uso dessa ferramenta, usada, para ajudar noplanejamento financeiro, ajuda os criadores de gado, principalmente os que não possuem outra atividade financeira, a traçar metas de curto médio, e longo prazo a maximizar seus lucros.
“ Ofluxo de caixa e a espinha dorsal da empresa. Sem ele não se saberá quando haverá recursos suficientes para sustentar as operações ou quando haverá necessidade de financiamentos bancários.Empresas que necessitem continuamente de empréstimos de ultima hora poderão se deparar com dificuldades de encontrar bancos que as financiem” (Gitman, 1997:586).
Na gestão financeira,a liquidez de uma atividade tem o fluxo de caixa como um de seu instrumentos principais no entendimento do processo de geração de recursos e obrigações.

DEFINIÇOES DOS OBJETIVOS:GERAL E ESPECIFICOS
Entender o processo da bovinocultura de corte no sistema de cria, e comparar um sistema tradicional da regiao do estado Mato grosso do sul com um aqui proposto.
tracking img