Fluxo de caixa operacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1892 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FLUXOS DE CAIXA OPERACIONAIS

Conforme estudado, o processo de investimentos de capital (elaboração de projeto de investimento) é compreendido em algumas etapas:

a)----- Em primeiro lugar, o custo do projeto deve ser determinado. ( Investimento Inicial)
b)----- Em seguida, estimam-se os fluxos de caixa esperados provenientes do projeto, incluindo-se o valor residual do ativo aofinal de sua vida útil esperada.
c)----- Em terceiro, os administradores determinam o custo do capital no qual os fluxos de caixa devem ser descontados em função do risco do projeto.
d)-----Finalmente, os fluxos de caixa são expressos em valor presente e comparados com o desembolso inicial, através das técnicas de avaliação.

A etapa mais importante, e também a mais difícil, em análise deinvestimentos consiste em dimensionar os fluxos de caixa do projeto. Dimensionar os fluxos de caixa de um projeto inclui projetar os dispêndios iniciais e os fluxos de caixa líquidos periódicos esperados.

Como muitas variáveis estão envolvidas, diversas pessoas e vários departamentos devem participar desse processo. Como exemplo, as previsões de unidades vendidas e de preços de vendassão normalmente feitas pelo grupo de marketing, com base nos seus conhecimentos de elasticidade de preços, efeitos da propaganda, estado da economia, reações dos competidores e tendências dos consumidores.

De forma similar, os desembolsos de capital associados a um novo produto são em geral obtidos pela equipe de desenvolvimento e engenharia de produtos, enquanto os custos operacionaissão estimados pela contabilidade de custos, especialista de produção, pelos responsáveis pelas compras, e assim por diante.

Uma análise de investimentos adequada inclui:
- a obtenção de informação de vários departamentos
-a garantia de que todos os envolvidos nas projeções utilizem um conjunto consistente de premissas econômicas
- o cuidado para que não haja distorções nas projeções.FLUXO DE CAIXA X LUCRO CONTABIL
Todo projeto é avaliado em termos de fluxo de caixa e não com base no resultado contábil.
É mediante os fluxos de caixa que se mede o potencial efetivo da empresa para implementar suas decisões de investimento, financiamento e distribuição de dividendos.

O fluxo de caixa é mensurado de acordo com as efetivas movimentações de todas as entradas e saídasde dinheiro da empresa.

O lucro contábil é apurado por competência, não incorporando, em seus cálculos, certos dispêndios não desembolsáveis – depreciação, por exemplo- e algumas saídas de fundos que não são despesas- aquisição de ativos fixos, por exemplo.
Portanto, os fluxos de caixa é que se constituem na informação relevante para o processo de analise e decisão de investimento de capital.Construção de um fluxo de caixa.
1- Estimam-se o nível médio de atividade, o preço mais provável e a receita total esperada por período.
2- Identifica-se o nível de impostos incidentes diretamente sobre a receita para possibilitar a apuração da receita liquida
3- Identifica-se a parcela de custos operacionais diretamente sobre o nível de atividade, que são os chamados custosoperacionais variáveis.
4- Identifica-se o montante de custos e despesas operacionais que decorrerão da capacidade o que é chamado genericamente de custos operacionais fixos, que ocorrerão independente de haver produção ou não.
5- Identifica-se o valor da depreciação de cada período da vida útil dos ativos a serem imobilizados ou a serem contabilizados como ativos permanentes.
6-Identifica-se a alíquota de Imposto de Renda e de Contribuição Social a que o tipo de negocio e a natureza jurídica do empreendimento estejam sujeitos.
7- Apura-se o lucro líquido do período.
8- Determina-se a entrada de caixa de cada período.

Exemplo 1:

A Empresa ML planeja o lançamento de um novo produto, a obteve os seguintes dados dos seus diversos setores( MKT, Produção, Engenharia,...
tracking img