cpc 26

Páginas: 13 (3197 palavras) Publicado: 5 de outubro de 2013
CENTRO UNIVERSITARIO ÍTALO BRASILEIRO
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS





CAMILA LIRA BRITO
GISELE DE ASSUNÇÃO NINA BRITO
ERY NAGASAWA
TATIANE ROMEIRO


CONTABILIDADE INTERNACIONAL
CPC 03 – DEMONSTRAÇÕES DE FLUXO DE CAIXA







SÃO PAULO
2012

Sumário







INTRODUÇÃO

Nesta pesquisa demostraremos o fluxo de caixa, como uma ferramenta essencial para uma tomadade decisão, um instrumento que permite a identificação das principais operações e sintomas que identificara se a empresa está fragilizada ou com uma estratégia errada ou mal dirigida.

Tais métodos buscam para a empresa agilidade e segurança nas atividades financeiras e permite ao administrador financeiro planejar, dirigir, controlar e organizar os recursos financeiros.

Conhecer o fluxo decaixa é analisar a liquidez da empresa, identificar fatores e prever futuros problemas de caixa, sendo de grande importância, pois muitas empresas chegam à falência por má administração de caixa.













DEFINIÇÕES

Caixa compreende numerário em espécie e depósitos bancários disponíveis.
Equivalentes de caixa são aplicações financeiras de curto prazo, de alta liquidez, que sãoprontamente conversíveis em caixa e que estão sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor.
Fluxos de caixa são as entradas e saídas de caixa e equivalentes de caixa.


CAIXA E EQUIVALENTES DE CAIXA

Os equivalentes de caixa são mantidos com a finalidade de atender a compromissos de caixa de curto prazo e não para investimento ou outros fins.
Os fluxos de caixa excluem movimentosentre itens que constituem caixa ou equivalentes de caixa, porque esses componentes são parte da gestão financeira de uma entidade e não parte de suas atividades operacionais, de investimentos ou de financiamento. A gestão do caixa inclui o investimento do excesso de caixa em equivalentes de caixa.
APRESENTAÇÃO DE UMA DEMONSTRAÇÃO DE FLUXOS DE CAIXA

A demonstração deve apresentar os fluxos decaixa durante o período classificados por atividades operacionais, de investimento e de financiamento, da forma mais apropriada a seus negócios.
A classificação por atividade proporciona informações que permitem aos usuários avaliar o impacto de tais atividades sobre a posição financeira da entidade e o montante.
Transações podem incluir fluxos de caixa que são classificados diferentemente.Atividades Operacionais

O montante dos fluxos de caixa decorrentes das atividades operacionais é o indicador chave da extensão em que as operações da entidade têm gerado suficientes fluxos de caixa para amortizar empréstimos, manter a capacidade operacional da entidade, pagar dividendos (ou juros sobre o capital próprio, que no Brasil se assemelham a dividendos) e fazer novos investimentos semrecorrer a fontes externas de financiamento.
Os fluxos de caixa decorrentes das atividades operacionais são basicamente derivados das principais atividades geradoras de resultado da entidade. Portanto, eles geralmente resultam das transações e de outros eventos que entram na apuração do lucro líquido ou prejuízo.
Alguns exemplos de fluxo de caixa decorrem das atividades operacionais
Recebimentosde caixa pela venda de mercadorias e pela prestação de serviços;
Pagamentos de caixa a fornecedores de mercadorias e serviços;
Pagamentos de caixa a empregados ou por conta de empregados;
Recebimentos e pagamentos em caixa com referência a contratos de intermediação.

Exemplo, quando o desembolso de caixa para pagamento de um empréstimo inclui tanto os juros como o valor principal, a partedos juros pode ser classificada como atividade operacional e a parte do valor principal, como atividade de financiamento.


Atividades de Investimento

A divulgação em separado dos fluxos de caixa decorrentes das atividades de investimento é importante porque tais fluxos representam a extensão em que dispêndios de recursos são feitos pela entidade com a finalidade de gerar receitas e fluxos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cpc 26
  • cpc 26
  • cpc 26
  • Cpc 26
  • Cpc 26
  • Cpc 26
  • Cpc 26
  • Cpc 26

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!