Fluido de corte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1748 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
 
1 - O que são Fluidos de Cortes
Fluidos de corte são aqueles líquidos e gases aplicados na ferramenta e no material queestá sendo usinado, a fim de facilitar a operação de corte.Freqüentemente são chamados de
lubrificantes
ou
refrigerantes
em virtude das suas principais funções na usinagem:
a)
Reduzir o atrito entre a ferramenta e a superfície em corte. (lubrificação);
b)
Ediminuir a temperatura na região de corte. (refrigeração).
1.1- O Uso
O uso correto dos fluidos de corte nos processos de usinagem pode trazer muitos
benefícios
, observados na qualidade e na produtividade.Por outro lado, se não forem manipulados e tratados corretamente, eles podem ser 
nocivos
a saúde e ao meio ambiente.Assim, a
escolha
do fluido de corte influi diretamente na qualidade doacabamentosuperficial das peças, na produtividade, nos custos operacionais e também na saúde dosoperadores e no meio-ambiente.
2 - Funções e Finalidades dos fluidos de corte
Os fluidos de corte cumprem, nas suas aplicações, uma ou mais das seguintes funções:
a.
Refrigerar
a região de corte.
b.
Lubrificar
as superfícies em atrito.
c.
Arrastar o cavaco
da área de corte
d.
Proteger aferramenta, a peça e a máquina contra
oxidação e corrosão
.Eles são utilizados quando as condições de trabalho são desfavoráveis, podendo trazer os seguintes benefícios:

Redução da Força e Potência
necessárias ao corte;

Redução do consumo
de Energia;

Diminuição da Temperatura
da peça e da ferramenta em trabalho;

Desobstrução
da região de corte;

Aumento da Vida
da ferramenta;
•Eliminação do Gume Postiço
;

Melhor Acabamento
da superfície usinada.
2.1 - Refrigerar a região de corte
A refrigeração desempenha um papel fundamental na usinagem.Uma das principais funções dos fluidos de corte é refrigerar, ou seja, remover o calor gerado durante a operação. Isso ajuda a prolongar a vida útil das ferramentas e a garantir a precisão dimensional das peças pela reduçãodos gradientes térmicos.

h“O óleo para corte” ocupa posição importante no crescimento industrial. Das três variedades de óleo de “corte” a mais empregada é o “óleo solúvel” e a este está dedicado o presente trabalho.
Óleos para corte são substâncias químicas utilizadas largamente nas indústrias mecânicas, com a finalidade de se obter melhor rendimento e melhor acabamento do material, emoperações de corte e de usinagem de metais.
O óleo para corte tem tido um ciclo interessante no seu desenvolvimento, da água ao óleo e retornando aos refrigerantes à base de água.
O primeiro fluído que se empregou para o corte foi a água. Em 1883, um engenheiro americano, Frederick W. Taylor,descobriu que o jato pesado de água dirigida à borda de corte da ferramenta permitiria um aumento na velocidade decorte de até 40%. A água tem elevado peso específico e viscosidade baixa, o que facilita sua penetração até a borda do corte, porém, suas propriedades lubrificantes são reduzidas e tem tendência, a provocar corrosão na máquina e na peça. Pela adição de 1,5%, de carbonato de sódio, mas a solução formada. O desenvolvimento seguinte foi o uso de óleos gordurosos. O óleo de gordura de veado foi oprimeiro óleo para corte que se empregou com êxito, porém, na atualidade, é de pouco uso pelo seu custo elevado.
A banha de porco também foi usada; lubrificava e tinha ação antioxidante, mas não refrescava bem e tinha a tendência a se tornar rançosa. O precursor dos óleos para corte emulsificáveis – a pasta de corte – foi feito misturando sabão com óleos minerais ou “coaltar” e requerendo águaquente para diluição. As emulsões de óleos em água combinavam a ação refrigerante da água e as propriedades lubrificantes e anti-corrosiva do óleo.
Os óleos minerais puros são empregados para trabalhos ligeiros, geralmente com o cobre e seus derivados, quando não se pode recorrer aos óleos solúveis.
Os óleos sulfurados e clorados, devido às propriedades corrosivas, não são adequados para uma...
tracking img