Floresta equatorial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1446 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE CASCAVEL
CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL
Planejamento de Paisagem

FLORESTA EQUATORIAL

Cascavel /2011
Introdução

A Floresta Equatorial é uma formação florestal, próximo a Linha do Equador, por isso, o nome Floresta Equatorial.
Nesta vegetação, a umidade do ar é grande e à temperatura elevada, as árvores podem atingir os60 metros de altura.
Devido às condições ambientais favoráveis, as Florestas Equatoriais são os ecossistemas com maior diversidade vegetal e animal do planeta.
Na floresta equatorial a maioria das espécies são árvores, lianas e epífitas (plantas que vivem sobre as outras plantas, apenas as utilizam como suporte).
O solo é pobre em nutrientes, em consequência da grande camadaorgânica de húmus (decomposição de folhas e animais).
Um exemplo de Floresta Equatorial é a Floresta Amazônica.

Justificativa

As Florestas Equatoriais são extremamente importantes para a ecologia da Terra. Devido às condições ambientais favoráveis (muita umidade, temperaturas elevadas, disponibilidade de água, etc.) as florestas equatoriais são os ecossistemas com maiordiversidade animal e vegetal do mundo.
Os animais desse ambiente biogeográfico não são muito grandes devido à densidade da mata. Existe grande diversidade de espécies de mamíferos, répteis, aves, insetos, e peixes em seus grandes rios. As plantas geram grande parte do oxigênio imprescindível à vida. Estas plantas são também muito importantes para as pessoas de outra forma: muitas das espéciesencontradas nas florestas equatoriais são utilizadas medicinalmente.
Por isso é importante que haja a preservação desse bioma riquíssimo em biodiversidade animal e vegetal.

Floresta Equatorial

Dá-se o nome de Floresta Equatorial  a uma série de formações florestais localizadas nas regiões equatoriais que compreendem a Floresta Amazônica, e as florestas do sudeste asiático e em algumasregiões africanas (ex.: Congo).
A principal característica das Florestas Equatoriais são sua grande densidade e a presença de plantas de grande porte além das altas taxas de precipitação pluviométrica.
Presente em locais de baixa altitude e grande umidade, as Florestas Equatoriais apresentam uma rica variedade biológica e são caracterizadas como “autofágicas”, ou seja, elas sealimentam de si mesmas. Explicando melhor: o solo desse tipo de floresta geralmente é um solo jovem e com poucos nutrientes. Mas, a rápida ciclagem de nutrientes proporcionada pela decomposição acelerada (devido à umidade e à presença de um grande número de organismos decompositores) e em grande quantidade (por causa da vegetação densa que fornece muita matéria orgânica) disponibiliza a quantidade denutrientes que o solo precisa para sustentar a imensa floresta. Um exemplo é a Amazônia onde apenas 14% do solo da região é considerado de boa fertilidade.
Por isso, o solo dessas florestas também é considerado altamente vulnerável ao processo de desmatamento uma vez que, ele só é fértil na presença de matéria orgânica que é fornecida pela vegetação (serrapilheira). Logo, as FlorestasEquatoriais são mais vulneráveis ao desmatamento porque este altera de forma prejudicial todo o processo de ciclagem de nutrientes necessário para a manutenção da qualidade do solo (veja: Desmatamento da Amazônia).
Nas florestas Equatoriais a ciclagem de nutrientes ocorre de forma muito rápida e os nutrientes são reabsorvidos pelos vegetais antes mesmo que ocorra o processo de lixiviação(processo natural de escoamento dos minerais dissolvidos pela água da chuva ou dos rios e que pode causar erosão) garantindo o equilíbrio entre a demanda e a oferta de nutrientes. Sem contar que a grande quantidade de água disponível nessas regiões também é um fator determinante para a manutenção da Floresta Equatorial, pois, a água também traz consigo uma infinidade de nutrientes. Outro fator que...
tracking img