clima equatorial x floresta equatorial

Páginas: 5 (1083 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2013
Clima Equatorial (úmido e semi-úmido): quente e úmido
- pouca variação de temperatura durante o ano
- compreende a Amazônia brasileira
- é um clima dominado pela mEc em quase toda sua extensão e durante todo o ano. Na parte litorânea da Amazônia existe um pouco de influência da mEa, e algumas vezes, durante o inverno a frente fria atinge o sul e o sudoeste dessa região, ocasionando uma quedada temperatura chamada friagem
Clima equatorial é dos tipos climáticos das regiões intertropicais utilizado no sistema de classificação do clima de Köppen, no qual é denotado pelo grupo Af, para classificar o clima das zonas geográficas caracterizadas pela elevada temperatura média do ar; entre 24º C e 27°C, com média mensal sempre superior a 18°C e pela alta pluviosidade (superior 2 000 mm deprecipitação total anual e precipitação média mensal superior a 60 mm em todos os meses do ano).
Clima equatorial é dos tipos climáticos das regiões intertropicais utilizado no sistema de classificação do clima de Köppen, no qual é denotado pelo grupo Af, para classificar o clima das zonas geográficas caracterizadas pela elevada temperatura média do ar; entre 24º Ce 27°C, com média mensal sempresuperior a 18°C e pela alta pluviosidade (superior 2 000 mm de precipitação total anual e precipitação média mensal superior a 60 mm em todos os meses do ano).
A generalidade das regiões de clima equatorial encontram-se concentradas numa faixa de 5º de latitude em torno da linha do Equador, razão que justifica a atribuição da designação de equatorial dada ao tipo. A dinâmica da atmosfera nestasregiões é dominada pela presença da Zona de Convergência Intertropical e pelo predomínio de fenómenos do tipo convectivo, produzindo precipitação intensa em geral associada a trovoadas durante o período mais quente do dia (início da tarde). As elevadas temperaturas asseguram uma elevada evapotranspiração.
A generalidade das regiões de clima equatorial encontram-se concentradas numa faixa de 5º delatitude em torno da linha do Equador, razão que justifica a atribuição da designação de equatorial dada ao tipo. A dinâmica da atmosfera nestas regiões é dominada pela presença da Zona de Convergência Intertropical e pelo predomínio de fenómenos do tipo convectivo, produzindo precipitação intensa em geral associada a trovoadas durante o período mais quente do dia (início da tarde). As elevadastemperaturas asseguram uma elevada evapotranspiração.
A convergência dos ventos alíseos, a elevada evaporação e as altas temperaturas, assegurando humidades absolutas elevadas, permitem o transporte atmosférico de grandes massas de vapor de água, assegurando que mesmo nas regiões continentais afastadas dos oceanos a humidade relativa do ar se mantêm elevada e a capacidade de geração de precipitaçãoconvectiva é elevada durante todo o ano. Nestas regiões é comum a precipitação média anual situar-se entre 3 000 e 3 500 mm anuais, na sua quase totalidade de origem convectiva resultantes da presença sobre a região da célula de Hadley.
Em consequência, nas regiões de clima equatorial não existe uma estação seca definida e a temperatura do ar é elevada durante o ano inteiro, com uma amplitudetérmica anual inferior a 4°C e uma amplitude térmica diária inferior a 10°C.
A floresta equatorial é bastante úmida e compreende um conjunto de florestas tropicais (terra firme, igapó, campinarana, matas semi-caducifólias...) de difícil delimitação, e abrange vários territórios. É marcada pela presença de formações vegetais não florestais (várzeas, campos abertos de várzeas, manguezais).
Essasflorestas tropicais ultrapassam a Bacia Amazônica e estendem-se pelas bacias do Orenoco, Oiapoque, Paraguai, Araguaia, Gurupi e outros.
Segundo o teórico:
Essa área incluiria na Amazônia as cidades de Porto Ayacucho e Ciudad Bolivar (Venezuela), Georgetown (Guiana), Panamaribo (Suriname), Caiena (Guiana Francesa). Por sua vez, esse critério excluiria diversos tipos de vegetação não florestais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Paisagem do clima equatorial
  • Floresta equatorial
  • floresta equatorial
  • Floresta equatorial
  • Florestas equatoriais
  • Clima equatorial
  • Clima Equatorial
  • BIOMA: FLORESTA EQUATORIAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!