Flop flop

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3121 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Circuitos Digitais Cap. 6
Prof. José Maria P. de Menezes Jr.

Objetivos
                         

Flip-Flops e Dispositivos Correlatos Latch com portas NAND Latch com portas NOR Sinais de Clock e Flip-Flops com Clock Flip-Flop S-C com Clock Flip-Flop J-K com Clock Flip-Flop D com Clock Latch D (Latch transparente) Entradas Síncronas Símbolos IEEE/ANSIConsiderações sobre temporização em Flip-Flops Problemas Potenciais de temporização em circuitos com FFs Flip-Flops Mestre/Escravo Aplicações com Flip-Flops Sincronização de Flip-Flops Detectando uma Seqüência de Entrada Armazenamento e Transferência de Dados Transferência Serial de Dados: Registradores de Deslocamento Divisão de freqüência e contagem Representação de Circuitos Seqüênciais Análise de CircuitosSeqüênciais Modelos de Circuitos Seqüênciais Procedimentos de Projeto Projeto com flip-flops D Projeto com flip-flops JK Simplificação em Circuitos Seqüênciais

1

Flip-Flops e Dispositivos Correlatos
Os circuitos lógicos estudados até o momento dependiam apenas dos níveis lógicos de entrada para a cada instante de tempo para gerar suas saídas – circuitos lógicos combinacionais. Entretanto,a maioria dos sistemas digitais é constituída de circuitos combinacionais e de elementos de memória, conforme o digrama abaixo.

FIGURA 5-1

Diagrama geral de um sistema digital.

Flip-Flops e Dispositivos Correlatos
Na parte combinacional: recebe sinais externos e saídas dos elementos de memória. No elemento de memória: armazena entradas anteriores, sendo o elemento de memória maisimportante o flip-flop.

2

Flip-Flops e Dispositivos CorrelatosK
O Flip-Flop
Embora uma porta lógica, por si, não tenha capacidade de armazenamento, algumas delas podem ser conectadas entre si de tal forma que permita o armazenamento de informação. Abaixo é mostrado um tipo de símbolo genérico para representar um flip-flop. Esse símbolo apresenta duas saídas oposta entre si.

As entradas do FFsão usadas para fazer com que o mesmo comute entre os seus possíveis estados de saída. Em geral, a maioria das entradas dos FFs precisa ser apenas momentaneamente ativada para provocar mudança na saída, sendo que a saída permanece no novo estado mesmo após o pulso de entrada ter terminado. MEMÓRIA

Flip-Flops e Dispositivos CorrelatosK
O Flip-Flop
O flip-flop é conhecido por outros nomes,incluindo lactch e multivibrador biestável. O termo latch é usado para certos tipos de FFs. O termo multivibrador biestável é uma denominação mais técnica para um FF. O circuito de um FF mais simples pode ser construído a partir de duas portas NAND ou duas portas NOR.

Latch com portas NAND

3

Flip-Flops e Dispositivos CorrelatosK
Latch com portas NAND
As saídas das portas, em condiçõesnormais, estão sempre em níveis lógicos inversos. Existem duas entradas no latch: SET é a que seta Q para o estado 1; a entrada CLEAR é a que reseta Q para o estado 0. As entradas estão normalmente em repouso no estado ALTO, e uma delas é pulsada em nível baixo sempre que se deseja alterar as saídas do latch.

Caso realizar mudanças na saída ?

Flip-Flops e Dispositivos CorrelatosK
Setando olatch (FF)
Quando a entrada SET é momentaneamente pulsada em nível BAIXO, enquanto a entrada CLEAR é mantida em nível ALTO, há mudança nas saídas do latch. As figuras abaixo demonstram essa mudança para as duas condições anteriormente vistas do latch.

4

Flip-Flops e Dispositivos CorrelatosK
Resetanto o latch (FF)
Quando a entrada CLEAR é momentaneamente pulsada em nível BAIXO, enquanto aentrada SET é mantida em nível ALTO, também há mudança nas saídas do latch. As figuras abaixo demonstram essa mudança para as duas condições incialmente vistas do latch.

Flip-Flops e Dispositivos CorrelatosK
Setando e Resetanto simultaneamente
O último caso a ser considerado seria as entradas SET e CLEAR serem pulsadas em nível BAIXO simultaneamente. Esse procedimento gera nível ALTO em...
tracking img