Flops

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (438 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FLOPS nada mais é do que um acrônimo para o termo floating point operations per second, ou seja, operações de ponto flutuante por segundo. Os FLOPS são uma unidade de medida que serve para mensurar acapacidade de processamento de um computador, no caso, a quantidade de operações de ponto flutuante.

Os pontos flutuantes são simplesmente o número de operações e cálculos de processamento que umcomputador é capaz de fazer em um segundo. Como os computadores em geral realizam têm a capacidade de realizar milhares de operações por segundo, contá-las uma a uma não só é inviável como tambémdesnecessário.

Para isso foram adotados alguns múltiplos de unidade, que facilitam a explicação da capacidade de processamento e, também, evitam a utilização de uma enorme quantidade de zeros. Osprefixos adotados são populares no mundo da informática e você já deve estar familiarizado com eles.

Como você pode ver na tabela acima um megaflops (MFLOPS) corresponde a 106 operações por segundo, ouseja, um milhão de operações por segundo. A unidade de medida seguinte é de 1 gigaflops (GFLOPS), que corresponde a 109 operações por segundo – ou um bilhão de operações. As medidas seguintes são damesma ordem. Assim, um teraflops (TFLOPS) corresponde a um trilhão de operações, um petaflops (PFLOPS) corresponde a um quatrilhão de operações e, assim, sucessivamente.

Representando um ValorBinário em Ponto Flutuante
De forma geral, representa-se um ponto flutuante da seguinte forma:
+- M X B+-e
Onde:
* M é a mantissa (parte fracionária)
* B é a base
* e é o expoenteEsquematicamente tem-se [2]:
Desta forma é possível cobrir um largo espectro de números, maximizando o número de bits significativos e consequentemente a precisão da aproximação. Esta forma de representaçãofoi criada por Konrad Zuse para os seus computadores Z1 e Z3.
O número de bits alocados para representar a mantissa e o expoente depende da norma utilizada.
Para obter o número em ponto flutuante...
tracking img