flip flop

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (475 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
09 Flip-Flop JK:
Além do flip-flop RS existem outros tipos de flip-flop usados em circuitos digitais, você verá neste e nos próximos capítulos os outros tipos de flip-flop.
O Flip-Flop JK éum dos mais importantes por ser o que executa mais funções. Este tipo de flip-flop resolve a indefinição da condição de ligado e desligado ao mesmo tempo do Flip-Flop RS.
No Flip-Flop JK ativo em"1", a entrada que liga a saída é a entrada J, a entrada que desliga a saída é a entrada K, quando as duas entradas têm o valor ativo a saída assume uma nova função, a função "TROCA"!
Na função"TROCA" a saída troca o valor do estado anterior. Por exemplo, se o estado anterior da saída era "1", após a função "TROCA" este estado passa para o valor "0".
Para indicar esta função a tabelaverdade mostra a letra Q com uma barra indicando que o valor está invertido além do sobrescrito para indicar que o valor do estado anterior é que foi invertido. O símbolo de um Flip-Flop JK é mostrado nafigura 14 abaixo.
Figura 14 mostrando o símbolo de um flip-flop JK ativo em "1"!
Você deve ter observado a nova saída "Q" barrada, a maioria dos CI's possui esta saída, mas nem todos, ela ésimplesmente um espelho (imagem invertida) da saída "Q" normal, apresentando o inverso do valor da saída Q. Outra forma de representar esta saída é colocando a bolinha d inversão em uma das saídas comomostra a figura acima á direita.
A tabela abaixo mostra a tabela verdade de um flip-flop JK com a nova função "TROCA"!
Tabela verdade do Flip-Flop JK ativo com "1":Conceitos básicos do Flip-Flop
15
10 A entrada de"CLOCK":
Os circuitos de flip-flop apresentam uma entrada especial muito importante chamada de "clock".
A entrada de "clock" serve parasincronizar o momento com que a saída "Q" troca de estado. Em muitas aplicações o valor da alteração das entradas pode ocorrer em tempos diferentes podendo acarretar que a saída assuma um estado...
tracking img