Flextronics

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3551 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE
Centro de Ciências Sociais e Aplicadas



















TECNOLOGIAS REVOLUCIONÁRIAS:

NANOTECNOLOGIA











Ayar Andes
Fabrízio Vidal
Felipe Borges
Jessica Hu
Jonas Diógenes
Juliana Tieme
Lucas Vidotto





São Paulo

2012

Ayar Andes
Fabrízio Vidal
Felipe Borges
Jessica Hu
Jonas Diógenes
JulianaTieme
Lucas Vidotto






TECNOLOGIAS REVOLUCIONÁRIAS:

NANOTECNOLOGIA










Trabalho Acadêmico apresentado à disciplina de Gestão da Inovação para fins específicos na Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, como exigência de avaliação parcial.São Paulo

2012

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 5
2. O que é Nanotecnologia? .7
2.1. Importância das Alianças Estratégicas 7
2.2. Cooperação entre Empresas baseado em Operações e Estratégias 8
2.3. Vantagens Operacionais 9
2.4. Vantagens Estratégicas 11
2.5. Cooperação entre Empresas para Competitividade 12
2.6. Modelos de Alianças Estratégicas 12
2.7. Evolução das AliançasEstratégicas 13
2.8. Teoria dos Custos de Transação 14
2.8.1. Racionalidade Limitada 16
2.8.2. Comportamento Oportunista 17
2.9. Motivos e Resultados para Realização de Estratégias Corporativas 17
3. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 18
3.1 Estudo de Caso 18
3.1.1. Multek/Flextronics 18
3.1.2. Comgás 19
3.1.3. Itaú/Unibanco 21
3.2. Instrumento de Coleta de Dados 23
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 24Introdução



A nanotecnologia é a capacidade potencial de criar coisas a partir do mais pequeno. Geralmente lida com estruturas com medidas entre 1 a 100 nanômetros em ao menos uma dimensão, usando as técnicas e ferramentas que estão a ser desenvolvidas nos dias de hoje para colocar cada átomo e cada molécula no lugar desejado. Está associada a diversasáreas de pesquisa (como a medicina, eletrônica, ciência da computação, física, química, biologia e engenharia dos materiais) e produção na escala nano (escala atômica).
Se conseguirmos este sistema de engenheria molecular, o resultado será uma nova revolução industrial. Além disso, teria também importantes consequências económicas, sociais, ambientais e militares.
O princípio básico dananotecnologia é a construção de estruturas e novos materiais a partir dos átomos (os tijolos básicos da natureza). É uma área promissora, mas que dá apenas seus primeiros passos, mostrando, contudo, resultados surpreendentes, como na produção de semicondutores, Nanocompósitos, Biomateriais, Chips, entre outros.
Criada no Japão, a nanotecnologia busca inovar invenções, aprimorando-as e proporcionando umamelhor vida ao homem. Um dos instrumentos utilizados para exploração de materiais nessa escala é o Microscópio eletrônico de varredura, o MEV. O objetivo principal não é chegar a um controle preciso e individual dos átomos, mas elaborar estruturas estáveis com eles.
Existe muito debate nas implicações futuras da nanotecnologia, pois os desafios são semelhantes aos de desenvolvimentos de novastecnologias, incluindo questões sobre a toxidade e impactos ambientais dos nanomateriais, e os efeitos potenciais na economia global, assim como a especulação sobre cenários apocalípticos. Com a Nanotecnologia, imagina-se dispositivos médicos com capacidade para circular na corrente sanguínea e detectar e reparar células cancerígenas antes de que se estendam.
A Nanotecnologia é denominada“tecnologia exponencial” pois tem uma capacidade única de auto-reprodução. Permitiria a fabricação de produtos de alta qualidade a um custo muito reduzido como também a criação de novas nanofábricas com o mesmo custo e velocidade. É mesmo por essa capacidade única de auto-reprodução.













O que é Nanotecnologia?

De uma forma simples, podemos definir nanotecnologia como...
tracking img