Flextronics

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1684 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O inicio

Sediada em Singapura/Cingapura, liderada por um norte-americano, líder no E M S (electronic manufacturing services)
De pelo nome de Flextronics e é a líder atual no design industrial e fabrico de produtos eletrônicos e equipamentos de telecomunicações para as grandes marcas. Invisível ao cliente final, ela soube aproveitar a tendência crescente para o "outsourcing" de cada vez maiornumero de operações na cadeia de valor da eletrônica na última década. Sediada em Singapura/Cingapura, e liderada por um americano adepto da "gestão sem gravata" e da "produção magra". Mantem o espírito de "start-up". Mais um dos exemplos de "Geração 21". Um dos parques industriais em Sorocaba, em São Paulo, Brasil.

Era em 1990 um nome modesto perdido nas ruas de Singapura/Cingapurafabricando circuitos impressos. Curiosamente, a Flex Holdings havia nascido na Califórnia, mas uma parte tinha sido vendida a investidores asiáticos e, depois da crise de final dos anos 1980, estava reduzida a três fábricas na Ásia. Foi, então, que um ex-director, com um MBA tirado na Harvard Business School, organizou um "buy out" da firma conjuntamente com investidores do Silicon Valley em 1993. Euestava, por isso, muito familiarizado com a empresa e com os seus executivos. Não era uma firma desconhecida para mim. Não foi um tiro dado no escuro, sublinha-nos Michael Marks.
Marks, então com pouco mais de 40 anos, assumiu o cargo de CEO em Janeiro de 1994, rebatizou-a para Flextronics, e transformou a desconhecida empresa asiática numa líder mundial no que é designado tecnicamente por "serviçosde manufatura electrónica" (no acrônimo em inglês, E M S - electronic manufacturing services). De uma faturação inferior a 100 milhões de dólares em 1993 passou a um gigante de 15,9 mil milhões de dólares no final do ano fiscal de 2005 (que terminou, agora, em Março), e dá emprego a quase 100 mil pessoas em 32 países. Destacou-se das concorrentes no sector - a californiana Solectron (a líder até2001 em faturação), a canadiana Celestica e a Jabil, da Florida. Em 2003 cotou-se no Nasdaq e Marks foi eleito CEO do ano pela revista Electronic Business.

Fabricantes virtuais

O segredo do salto do anonimato para a liderança mundial em dez anos foi o conceito definido por Michael - arrancar a empresa dos circuitos impressos para uma "subida" na cadeia de valor, ocupando progressivamentemais e mais operações, antecipando os movimentos de "outsourcing" por parte dos grandes fabricantes e marcas da eletrônica de consumo e das telecomunicações. Apesar do logo ser invisível á superfície, muitas das consolas de jogos, impressoras, fotocopiadoras, tele móveis, equipamentos de telecomunicações e todo o tipo de "gadgets" da eletrónica de consumo das marcas mais conhecidas, são "made inFlextronics". O slogan da empresa reflete esta posição estratégica: designs, fabricação e expedição de produtos para fabricantes. A janela de oportunidade foi, desde cedo, definida por Michael - as grandes marcas serão cada vez mais fabricantes virtuais, que se concentrar-se na estratégia, na I&D, na marca e nas vendas.
Os movimentos mais recentes em 2001 para prestar serviram os de designindustrial é mais um passo na ideia do "one-stop-shop" para as TI. O próprio design começa a ser hoje uma "commodity", disse Marks recentemente à revista Business Week, pelo que a Flextronics rapidamente se posicionou como ODM (fornecedora de design e manufatura de produtos). Um dos resultados recentes foi a parceria com a Microsoft de que resultou uma plataforma barata de tele móveis, a Peabody, capaz de18 mil "customizações" pelos fabricantes que a pretenderem. A externalização de design industrial permitir-se um ganho incrível - por exemplo, num caso citado por Marks, um projeto de novo tele móvel custaria num fabricante 10 milhões de dólares, mas nós fazemos por menos de 1/3. Fruto deste movimento, a Flextronics adquiriu, no ano passado, a Frog, uma especialista de design industrial da...
tracking img