Fisioterapia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1836 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Avaliação Fisioterapêutica do Tornozelo e Pé
Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
Profa. Dra. Sílvia Maria Amado João

1. Anatomia Aplicada
Retropé:
Articulação Tibiofibular inferior (distal): é uma articulação do tipo fibroso ou sindesmose. A posição de repouso é a flexão plantar e a posição de aproximação máxima é a dorsiflexão máxima; Articulação Talocrural(tornozelo): é uma articulação sinovial uniaxial de dobradiça. A posição de repouso é 10° de flexão plantar entre inversão e eversão e a posição de aproximação máxima é a dorsiflexão máxima. Articulação Subtalar (Talocalcânea): é uma articulação sinovial com 3 graus de liberdade. A posição de repouso é entre os extremos da amplitude de movimento e a posição de aproximação máxima ocorre nasupinação.

Mediopé (Articulações Mediotarsais):
Posição de repouso: a meio caminho entre os extremos da amplitude de movimento. Posição de aproximação máxima: supinação. Articulação Talocalcaneonavicular; Articulação Cuneonavicular; Articulação Cuboideonavicular; Articulação Intercuneiformes; Articulação Cuneocubóidea; Ariculação Calcaneocubóidea.

Antepé:
Articulações Tarsometatarsais: sãoarticulações sinoviais planas. Posição de repouso: a meio caminho entre os extremos da amplitude de movimento. Posição de aproximação máxima: supinação; Articulações Intermetatarsais: são articulações sinoviais planas. Articulações Metatarsofalângicas: são articulações sinoviais condilóides com 2 graus de liberdade. Posição de repouso: a meio caminho entre os extremos da amplitude de movimento. ArticulaçõesInterfalângicas: são articulações em dobradiça sinoviais com um grau de liberdade. Posição de repouso: ligeira flexão. Posição de aproximação máxima: extensão completa.

Figura 1 - Ossos do Pé

2. História Clínica
Histórico do Paciente (Identificação, Anamnese, HPMA, atividades funcionais, exames complementares); Mecanismo da lesão com deformidade transitória ou fixa do pé ou tornozelo? Opaciente foi capaz de continuar a atividade após a lesão? Houve aumento do volume ou equimose? Os sintomas estão melhorando, piorando ou permanecendo sem alteração? Quais são os locais e os limites da dor? Qual é a atividade usual ou lazer do paciente? Alguma atividade faz diferença? Onde é a dor? Que tipos de sapatos o paciente usa? Que tipo de salto os sapatos têm?

3. Observação e TriagemExame das outras articulações adjacentes, acrescentando uma avaliação postural global; Observação Geral: evidência de dano tecidual, edema, temperatura, hipersensibilidade, estalido ou crepitação; O tornozelo e o pé devem ser avaliados nas posições com e sem sustentação de peso.

4. Inspeção

Inspeção deve incluir a investigação minuciosa de vesículas, descolorações, escaras, trofismo de pele,edemas, traumas, problemas cardíacos, linfáticos, etc. Compara-se cada área bilateralmente, observando-se o trofismo muscular e o contorno da anatomia local; Inspecione a aparência externa do sapato e do pé. Avaliar o contorno e a forma geral do pé;

Verificar alteração vasomotora, incluindo perda de pêlos no pé, alterações nas unhas do pé.

Figura 2 – Deformação no sapato causada por pés muitopronados

4. Inspeção
Vista Anterior, Em Pé

Figura 3 - Vista Anterior

Vista Lateral, Em Pé

Figura 4 - Vista Lateral

Vista Posterior, Em Pé

Figura 5 - Vista Posterior

Vista Anterior, Posterior e Lateral, Sentado

Figura 6 - Pé normal / plano / cavo

5. Palpação

O fisioterapeuta deve observar:
Diferença de tensão e textura dos tecidos; Diferença na espessura dostecidos, edemas intracapsular ou extracapsular; Observar textura da pele e das unhas; Anormalidades ou deformidades; Dor à palpação; Variações de temperatura; Pulsos, tremores, fasciculações; Ressecamento ou umidade excessiva; Sensibilidade anormal.

Palpação Anterior e ântero-medial:
Artelhos e ossos metatarsais, cuneiformes e navicular;

Maléolo medial, ossos mediais do tarso, porção...
tracking img