Fisioterapeuta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (394 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é Neurologia infantil?

A Neurologia Infantil é a especialidade clínica que avalia o sistema nervoso central (cérebro, cerebelo e tronco encefálico) e periférico (nervos) das crianças.

Éo médico especialista em Neurologia Infantil (conhecido como neurologista infantil ou neuropediatra) que avalia todo o desenvolvimento da criança, do ponto de vista das suas aquisições motoras,cognitivas e de linguagem, desde o nascimento até a adolescência.

Nos últimos anos, com todos os avanços científicos nas áreas de genética molecular, exames de imagem, eletroencefalografia ebioquímica, houve uma melhora significativa na avaliação e diagnóstico dos distúrbios observados no campo da Neurologia Infantil.

Todos esses novos conhecimentos nos têm permitido maiores e melhoresabordagens para as crianças com atraso global do desenvolvimento, atraso na fala, epilepsia, doenças do metabolismo e musculares, infecções cerebrais, sequelas de prematuridade e doenças genéticasneurodegenerativas.

Quando é preciso procurar um especialista em Neurologia Infantil?

Os pais de crianças acometidas de problemas neurológicos severos, seja por sequelas, traumas mecânicos ou questõesgenéticas e hereditárias, via de regra chegam naturalmente ao consultório de Neurologia Infantil, muitas vezes encaminhados por especialistas de outras áreas. Entretanto, crianças com problemas levese muitas vezes imperceptíveis aos pais, ou tidos como "fase", manha ou birra, são identificadas pelos pediatras e encaminhadas por esses profissionais aos especialistas em Neurologia Infantil.

Porisso, também é importantíssimo que os pais cumpram a recomendação de, até o primeiro ano de vida, levar a criança mensalmente ao pediatra. Esse profissional também deve continuar sendo visitadoperiodicamente até o início da adolescência.

Como são feitas as avaliações no consultório de Neurologia Infantil?

Cabe ao neurologista infantil lançar mão de todos os recursos necessários para a...
tracking img