Fisiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1954 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTEGRADA TIRADENTES – FITS
BIOMEDICINA

ALAIR HUCLILTON MONTEIRO DOS SANTOS
MARIA DOS PRAZERES OLIVEIRA

RELATÓRIO SOBRE AS TEORIAS DA GLOBALIZAÇÃO

MACEIO
2012

ALAIR HUCLILTON MONTERIO DOS SANTOS
MARIA DOS PRAZERES OLIVEIRA

RELATÓRIO SOBRE AS TEORIAS DA GLOBALIZAÇÃO

Trabalho apresentado ao curso de Biomedicina, sob orientação do professor Marcelo Goes, como um dos pré-requisitopara a avaliação da disciplina de Fundamentos Antropológicos e Sociológicos.



MACEIÓ
2012
RESUMO
No ano de 1954 foi publicado pela primeira vez o uso de um marcador bioquímico no estudo da lesão miocárdica isquêmica1. Neste estudo foi medida a atividade da TGO desde poucas horas até quinze dias após um Infarto Agudo do Miocárdio, observando-se que seu nível plasmático aumentava logo após alesão, chegava ao pico em dois a três dias e retornava ao normal em uma semana.
Esta publicação acabou por desencadear a busca por novos marcadores da Insuficiência Coronariana Aguda e da Insuficiência Cardíaca, contribuindo para um melhor entendimento das suas fisiopatologias e também possibilitando uma melhor avaliação de risco e prognóstico.
No início da década de 60 começa então a pesquisa denovos marcadores como a LDH2 e a CK3. Na verdade, estas proteínas não são específicas do coração, ou seja, também são encontradas em outros tecidos, e seus níveis sanguíneos podem se elevar em outras condições patológicas, não envolvendo necessariamente o miocárdio. Por este motivo foram desenvolvidos procedimentos para a demonstração de isoenzimas destes marcadores, com maior especificidade paradetecção da lesão miocárdica, como a CK-MB e a HBD (á-hidroxi-butirato desidrogenase) e mais recentemente as Troponinas, a Mioglobina, o H-FABP, etc.
Hoje, testes bioquímicos são parte da rotina de investigação para diagnóstico diferencial de IAM, por critérios definidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) (Sérgio Luiz do Logar Mattos TSA/SBA ) .
PALAVRAS CHAVES: MARCADORES, CK, CK-MB,TROPONINAS, MIOGLOBINA.

SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO..............................................................................................5
2. OBJETIVO....................................................................................................7
3. ETIOLOGIA E INCIDÊNCIA.........................................................................8
9.METODOLOGIA.........................................................................................21
10. CONCLUSÃO............................................................................................22
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..............................................................23

1. INTRODUÇÃO

Atualmente, com a urbanização e modernização das sociedades, além de melhores condições de vida e acesso amplo aosmedicamentos, vem se observando um envelhecimento na população mundial. No Brasil, a expectativa de vida em 1940 era de 42,7 anos que passou para 52,4 anos em 1960. A partir de 2005 a expectativa de vida subiu para 71,9 anos; com isso, a população está mais sujeita às doenças crônico-degenerativas, que aparecem principalmente na idade adulta. Entre essas, as principais são: Diabetes mellitus,hipertensão arterial, câncer e doenças cardiovasculares.
As principais doenças cardiovasculares que podem acometer tanto homens, como mulheres são: infarto agudo do miocárdio (IAM), angina, insuficiência cardíaca congestiva (ICC), entre outras. São causadas por diversos fatores como, hipertensão arterial, tabagismo, obesidade, sedentarismo e histórico familiar. Na prática habitual utilizam-se apenasparâmetros bioquímicos preventivos em casos de presença de um ou mais desses fatores de risco. Os mais utilizados são: colesterol total, frações de colesterol, triglicerídeos e glicemia. Exames mais completos são utilizados apenas em casos emergenciais, sendo, na maioria das vezes, baseados apenas no eletrocardiograma e nos aspectos clínicos apresentados pelos pacientes.
O infarto agudo do miocárdio é...
tracking img