Bioquimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1785 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Uma das doenças mais comuns entre as tripulações que participaram das grandes navegações apresenta, como sintomas, hemorragia nas mucosas, sob a pele e nas articulações. Essa doença, causada pela falta de vitamina C, é conhecida como:
a) beribéri.
b) anemia.
c) escarlatina.
d) escorbuto.
e) raquitismo.
resposta:D

pergunta:Em 16/08/94 o jornal FOLHA DE SÃO PAULO apresentou umareportagem sobre a vitamina A. O artigo dava destaque às conseqüência benéficas de suplemento periódico dessa vitamina. Porém abordava, também, problemas causados pela ingestão excessiva da mesma, e doenças provenientes de sua ingestão deficitária.
A vitamina A, por sua "natureza química", armazena seu excesso ingerido em determinado "órgão" do corpo humano gerando problemas orgânicos, bem como suafalta acarreta "problemas carenciais".

Com base na afirmação destacada, assinale a opção correta que relaciona, respectivamente, a natureza química, o órgão acumulador do excesso e a hipovitaminose (problema carencial), correspondentes a esta vitamina.

a) lipossolúvel, fígado e cegueira noturna.
b) lipossolúvel, baço e bócio endêmico.
c) lipossolúvel, pâncreas e escorbuto.
d)hidrossolúvel, pâncreas e beriberi.
e) hidrossolúvel, fígado e raquitismo.
Resposta A

pergunta:A carência de vitaminas representadas por I, II e III produz avitaminoses cujos sintomas são, respectivamente, escorbuto, raquitismo e cegueira noturna. Que alternativa apresenta as vitaminas correspondentes aos números I, II e III?
a) I - vit. C ,II - vit. D, III - vit. E
b) I - vit. E ,II - vit. B, III -vit. A
c) I - vit. C ,II - vit. D, III - vit. A
d) I - vit. A ,II - vit. B, III - vit. E
e) I - vit. C ,II - vit. B, III - vit. A

resposta:C

pergunta:A desnutrição ou a subnutrição infantil é um grave problema de saúde pública, principalmente em países subdesenvolvidos, porque ela provoca a carência de algumas substâncias que são essenciais ao organismo humano, entre elas as vitaminas.Analise as proposições a seguir relacionadas a algumas vitaminas, suas funções, suas fontes usuais e as doenças causadas por suas deficiências.
I) O ácido fólico age sobretudo na síntese de nucleoproteínas e sua deficiência causa danos principalmente no processo de maturação das hemácias, levando à anemia. As frutas cítricas representam a única fonte natural de ácido fólico.
II) O caroteno atuana formação de pigmentos visuais e na manutenção estrutural dos epitélios. É sintetizado principalmente por enterobactérias e sua deficiência leva à cegueira noturna e ao ressecamento da pele.
III) A vitamina D age no desenvolvimento dos ossos e é obtida principalmente de óleo de peixes, fígado e leite e também pela ação da luz solar sobre a pele. Sua deficiência provoca o raquitismo.
Marqueo item correto.
a) Apenas I é verdadeira.
b) Apenas II é verdadeira.
c) Apenas III é verdadeira.
d) Estão corretas I e II.
e) Estão corretas II e III.
resposta:C

pergunta:Relacione a coluna 1 com a coluna 2, relativas às vitaminas e seus efeitos carenciais:
Coluna 1
I. Vitamina "A"
II. Vitamina "D"
III. Vitamina "B"
IV. Vitamina "C"
Coluna 2
( ) xeroftalmia
( ) polineurite( ) raquitismo
( ) escorbuto
resposta:B
pergunta:Com relação às vitaminas, assinale a alternativa CORRETA:
a) a vitamina K é encontrada em vegetais folhosos e no alho, mas também é sintetizada naturalmente pela flora bacteriana do intestino delgado.
b) todas as vitaminas são substâncias orgânicas que pertencem ao grupo das aminas.
c) uma das funções da vitamina A é aumentar a absorçãointestinal de cálcio e fosfato.
d) cegueira noturna é um sintoma característico de deficiência de vitamina B1 (tiamina).
e) a beribéri, uma espécie de neurite, é causada pela deficiência da vitamina E.
resposta:A

pergunta:Associe as vitaminas apresentadas na coluna A, aos males causados pela deficiência dessas substâncias, relacionados na coluna B
Coluna A
1 - vitamina C
2 - vitamina A...
tracking img