Fisiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1725 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Hormônio do crescimento (GH)
O hormônio do crescimento é produzido pela glândula hipófise.
O exercício físico é um potente estimulador da liberação do GH. A magnitude deste aumento sofre influência de diversos fatores, em especial, da intensidade e do volume do exercício, além do estado de treinamento. Atletas, normalmente, apresentam menor liberação de GH induzida pelo exercício que indivíduossedentários ou pouco treinados. Evidências demonstram que o GH: favorece a mobilização de ácidos graxos livres do tecido adiposo para geração de energia; aumenta a capacidade de oxidação de gordura e aumenta o gasto energético. Segundo os autores, Berne e Levy,(1996) e Guyton e Hall (1997), suas funções são: aumento de captação de aminoácidos e da síntese protéica pelas células e redução daquebra das proteínas;acentuação da utilização de lipídios e diminuição da utilização de glicose para obtenção de energia; estimulação da reprodução celular (crescimento tecidual) e estimulação do crescimento da cartilagem e do osso.
“O hormônio do crescimento aumenta no sangue durante o exercício físico,aumento esse que será tanto mais elevado quanto maior for a intensidade do exercício.” (Foss eKeteyian,2000,p.434).
“O hormônio do crescimento não aumenta imediatamente durante o exercício,mas, pelo contrario, aumenta gradualmente com o passar do tempo.” (Foss e Keteyian,2000,p.434). O mecanismo pelo qual isso ocorre é que
o exercício estimula a produção de opiáceos endógenos, que inibem a produção de somatostatina pelo fígado, um hormônio que reduz a liberação de GH. É comprovado,também,que indivíduos destreinados apresentam uma liberação maior de somatotropina do que indivíduos treinados, e que esse aumento na liberação acontece antes mesmo do início da sessão de treinamento,isso, porque os indivíduos já treinados necessitam de uma menor síntese tecidual do que os destreinados, principalmente em termos de massa muscular. Em idosos, não se sabe o motivo, mas mesmo quandotreinados, os níveis diminuem com a idade, durante o exercício. A diminuição da secreção de GH é associada com o envelhecimento, só não se sabe se como causa ou como conseqüência. É importante ressaltar que esse hormônio só pode cumprir a sua função adequadamente quando acompanhada de uma dieta rica em proteínas (Berne & Levy, 1996). Foi mostrado recentemente que o exercício provoca uma liberação aindamaior de GH se for efetuado num ambiente quente. O GH é utilizado freqüentemente principalmente entre atletas de modalidades que requerem mais força, como lutadores e os próprios velocistas. É atribuída ao uso exagerado do GH a causa de casos de morte súbita por parada cardíaca em atletas.











II. Cortisol
O cortisol, é produzido pelas glândulas supra-renais (Adrenais) nazona media da região do córtex supra-renal.
O cortisol tem sua liberação influenciada pelo adrenocorticotropina e algumas das suas principais ações são :a adaptação ao estresse; a gliconeogênese a partir de aminoácidos que desaminados, vão através da circulação, para o fígado; estimulo do catabolismo protéico para a liberação de aminoácidos para serem usados em reparação de tecidos e diminuiçãodas reações imunológicas, por provocar diminuição no número de leucócitos (BERNE & LEVY, 1996; GUYTON & HALL, 1997). Estes autores ainda diagnosticaram que a resposta do cortisol ao exercício físico varia de acordo a intensidade, mas que existem muitas controvérsias sobre a real resposta desse hormônio ao exercício. O cortisol estimula o fracionamento das proteínas para os componentes aminoácidosem todas as células do corpo, exceto no fígado. O aumento do cortisol está associado com o estresse e a condições lesivas. A lesão muscular causada pelo exercício está relacionada a aumentos substanciais no nível de cortisol plasmático, podendo este manter-se elevado durante vários dias. No entanto, o cortisol, não apresenta uma única resposta ao exercício físico, estando relacionado a vários...
tracking img