Cultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1396 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenvolver os seguintes itens 1 e 4

TEXTO 1
(...) é importante ter em mente que a ideia de arte não é própria a todas as culturas e que a nossa possui uma maneira muito específica de concebê-la (...). (Coli, 2004, p.64)

O conceito de arte é amplamente discutido, pensado e muito elaborado na maior parte do mundo. Entendidos no assunto procuram maneiras racionais para definir o que éabstrato e espontâneo. Manifestações que são culturais, absolutamente naturais, são avaliadas, medidas e pesadas para entrarem em um molde pré-concebido por estudiosos e amantes da arte.
O fato de que algumas culturas produzem arte, mas não a classificam como tal, reflete bem a espontaneidade das mais variadas manifestações artísticas, sem se preocupar muito com o que é certo ou errado, que seencaixa ou não se encaixa. Até mesmo pelo fato de que em muitos lugares o que julgamos ser arte são simplesmente objetos funcionais do dia a dia, ou expressão do cotidiano, como por exemplo, objetos de cultos religiosos.
A maneira de conceber, denominar o que é arte, se dá pelo conjunto de técnicas adiquiridas para expressar uma reação ao meio em que se vive, reflexões sobre determinado assunto,experiências vividas em determinado momento, mas nem sempre existe uma projeção no que denominamos objeto artístico.
Certas produções, que denominamos artísticas, para muitos não passa de tradição, mas quando as nuances são avaliadas, os detalhes observados, principalmente por quem conhece o modo como foram feitas, percebe o quão primoroso é aquele trabalho, logo vira um objeto artísticomuitíssimo apreciado, embora a pessoa que o criou, não saiba do valor dado a ele.
Uma moeda sempre tem dois lados, um não é melhor do que o outro, apenas diferentes. Assim, devem ser levadas em consideração duas coisas importantes:
1- Quem produz a arte
2- Quem aprecia a arte
1- Quem produz a arte
Primeiramente, tem que ser levado em consideração formas distintas de arte. Aquela que o homemfaz para atender as suas necessidades, criando ferramentas para um fim específico, e aquela que é feita para divulgar suas crenças, estimular e distrair a si mesmo e aos outros, para explorar novas formas de objetos e cenas. É bem verdade que em determinado momento elas interagem, e um objeto que seria apenas funcional, torna-se apreciado de forma mais profunda.
Se pararmos para analisar a artetem como objetivo mostrar de forma visível o que está invisível, dentro do ser humano, e dessa forma podemos ampliar as opções no tocante a quem faz arte. Isso não significa que estudantes das artes percam o tempo em escolas especializadas em tais modalidades, mas não podemos preterir a maneira particular que cada tem de exteriorizar, seja através de música, pintura, escultura e tantas outras,sua visão a respeito de mundo. Em alguns locais não há o costume de se intitular manifestações culturais locais, pois já faz parte do cotidiano, ou é algum tipo de utensílio que auxilia em algum serviço, o que muda é o olhar sobre a questão em si.
2- Quem aprecia a arte
O ser humano tem o desejo de estabelecer parâmetros para tudo o que faz, gosta de criar referências, modelos e estabelecercomparações quantitativas e qualitativas. A observação do conjunto de métodos e processos permite uma visão às vezes ampliada sobre a peça. O olhar sobre uma estatueta indígena muda completamente quando percebemos todo aparato utilizado para a feitura dela. Para os índios é apenas uma coisa de seu culto religioso, mas para os que se especializam é fonte de riqueza artística.
Tem que se levar emconsideração também, que a estima pela arte vem de pessoas das camadas mais abastadas e que tem mais acesso a ela. Em uma exposição de quadros de Leonardo Da Vinci, em que a entrada fosse acessível a todas as classes, certamente pessoas menos favorecidas teriam reações completamente diferente das de posição social elevada. O contexto em que se vive determina o olhar sobre a arte em questão.
A...
tracking img