Prad

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2740 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
‘REFLORESTAMENTO EM ÁREA DE MINERAÇÃO DE AREIA

Resumo

A atividade de extração mineral no Vale do Paraíba do Sul, de emprego imediato na construção civil, praticada em um ambiente vulnerável, é responsável por alterações ambientais na planície aluvial. Essa atividade quando conduzida sem critérios técnicos se constitui numa exploração predatória e gera alterações no Meio Ambiente e pressõespor parte da comunidade. Desde 1993, várias metodologias de recuperação de áreas degradadas foram propostas para minimizar os impactos da extração de areia. Algumas produziram bons resultados, outras não.
O objetivo do presente trabalho foi de se avaliar os resultados obtidos na recuperação de áreas degradadas com revegetação e regeneração natural no Porto de Areia Lumajo - Lumajo Mineração eExtração de Areia Ltda,,inativa desde 1998, e que passou por um processo de revegetação sem a aplicação de um modelo pré definido de restauração.Foram plantadas espécies nativas diversas que estão em pleno desenvolvimento, já em diversos estágios de sucessão natural. A vegetação da mata ciliar encontra-se entre o estado inicial e o estado médio de regeneração, com predominância do primeiro. Asáreas avaliadas de forma comparativa incluíram um fragmento de mata ciliar preservada, uma área de reflorestamento, e uma área impactada em processo regeneração natural. Na área reflorestada, a diversidade arbórea é baixa e corresponde a um estágio inicial de regeneração. A vegetação da área sob regeneração natural apresenta maior diversidade de espécies arbóreas, porque está próxima a um fragmentoflorestal de uma propriedade vizinha. A regeneração natural enriquecida com espécies nativas promoveu melhores resultados na recuperação da área degradada.

Localização

O presente estudo é sobre a mineradora Lumajo Mineração e Extração de Areia Ltda, localizado à Estrada Municipal Tatauba, Km 7, margem esquerda do Rio Paraíba do Sul, no município de Caçapava-SP, coordenadas UTM 438.500m delatitude oeste, 7.458.750m de longitude sul. O clima, segundo a classificação de Köppen, é do tipo Cwa- mesotérmico úmido,com verões quentes e invernos amenos. A temperatura média anual é de 210C, e a precipitação média anual é de 1386,2 mm (FISCH, 1995).

Introdução

As atividades de extração mineral cumprem um importante papel no desenvolvimento social e econômico na região, gerandoempregos e movimentando o mercado da construção civil, mas segundo Brandt (1988) são responsáveis por impactos ambientais muitas vezes irreversíveis.
A areia se destaca como o recurso mineral mais amplamente utilizado no Vale do Paraíba, respondendo, hoje por 5% da produção do Brasil e 25% da produção areeira do Estado, voltada principalmente para atender a demanda da região metropolitana de SãoPaulo, que consome 80% da produção. Segundo ANEPAC (2000, P. 5), a produção de areia hoje, no trecho em estudo é estimada em 750.000 m³ mensais (9.000.000 m³/ano).
Segundo Griffith (apud SILVA H., 1988) a atividade minerária é uma das maiores modificadoras da superfície terrestre, afetando o local de mineração e seu redor, provocando impactos sobre a água, o ar, o solo, o subsolo e a paisagem comoum todo, os quais são sentidos por toda população. Bauermeister & Macedo (apud SILVA H., 1988) consideram a atividade extrativista de areia uma grande causadora de problemas ambientais e onde se concentram as mais graves transformações da paisagem.
O Artigo 225 da Constituição Federal de 1988 trata especificamente dos principais aspectos relativos ao meio ambiente. O parágrafo segundo desseartigo é claro ao estabelecer obrigatoriedade para aquele que explorar recursos minerais de recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com solução técnica exigida pelo órgão público competente, na forma da lei (MORAES, 2002). Segundo Tommasi (1993) nenhum empreendedor pode iniciar um novo processo sem ter a plena consciência de que a opinião pública pode, imediatamente, atribuir-lhe a...
tracking img