Fisiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (638 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES INTEGRADAS DE JACAREPAGUÁ

Curso: Graduação em Enfermagem
Nome: Amanda Barbosa
2º Período
Prof. Felipe Konotop

Mecanismos de Regulação da Pressão Arterial

Setembro, 2012
Apressão arterial é regulada pelo volume sanguíneo, pela resistência periférica total e pela frequência cardíaca. Para compensar desvios, mecanismos reguladores ajustam esses fatores.
Mecanismos deregulação:
1. Controle Neural: o controle em curto prazo, durante períodos de segundos ou minutos, é realizado quase que integralmente por reflexos nervosos. Um dos mais importantes desses reflexos é oreflexo barorreceptor. Quando a pressão arterial fica muito aumentada, ocorre à distensão e excitação de receptores neurais especiais, os barorreceptores, situados nas paredes da aorta e da artériacarótida interna. Esses barorreceptores enviam sinais desde o bulbo, pelo sistema nervoso autonômico, para provocar a lentificação do coração, força de contração cardíaca diminuída, dilatação dasarteríolas e dilatação das grandes veias que, em conjunto, atuam no sentido de fazer com que a pressão arterial baixe até o valor normal. Efeitos exatamente opostos ocorrem quando a pressão arterial ficademasiadamente baixa e os barorreceptores deixam de ser estimulados.
2. Controle renal: os rins são responsáveis quase que inteiramente pelo controle a longo prazo da pressão arterial. Atuam por meiode dois mecanismos muito importantes para a o controle da P.A.: um deles é o mecanismos hemodinâmico, o outro é o mecanismo hormonal. O mecanismo hemodinâmico é muito simples. Quando a pressão aumentaacima do normal, a pressão excessiva nas artérias renais faz com que o rim filtre quantidades aumentadas de liquido e, portanto, que também excrete quantidades aumentadas de sal e água. A perda dessaágua e desse sal diminui o volume sanguíneo, o que faz com que a pressão retorne aos valores normais. De modo inverso, quando a pressão cai abaixo do valor normal, os rins retêm agua e sal até...
tracking img