Filosofia grega

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2779 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FEDERAÇÃO DE ESCOLAS SIMONSEN
CENTRO DE TECNOLOGIA APLICADA SIMONSEN
CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO


PLANEJAMENTO FINANCEIRO: UMA QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS


Alexandre Carneiro
Ana Beatriz Marques
Gabriela Fernandes
Franco Fareli
Miliany Alves
Nalyson Duarte
Rafael Archanjo
Tamara Moraes






Rio de Janeiro, setembro 2012.
Resumo:
Estetrabalho tem como objetivo ressaltar a importância do planejamento financeiro para a sobrevivência das empresas diante um cenário econômico abalado por diversas crises que levam a economia sofrer uma serie de variações.
Diante disto, o planejamento não tem sido apenas uma ferramenta que estabelece como os objetivos podem ser alcançados, mas uma peça fundamental para a sobrevivência das empresas.Baseado nisto foi realizado um estudo, para medir a importância do planejamento financeiro nas empresas, e constataram que 80% das empresas quebram nos primeiros pela falta de um planejamento financeiro eficiente e eficaz. Portanto o planejamento financeiro é uma fundamental peça para o quebra-cabeça de qualquer empresa, se encaixar adequadamente no mercado e sobreviver nele.

Palavra-chave:Planejamento financeiro






Página 1
Sumário:
RESUMO Página 1
INTRODUÇÃO Página 3 - 5
DESENVOLVIMENTO
Capítulo 1- Planejamento financeiro.Capítulo 2-Finanças e tamanho das empresas.
Capítulo 3-Pequenas e médias empresas.
Capítulo 4-Planejamento financeiro nas pequenas e médias empresas.
Capítulo 5-Viabilidade.
Capítulo 6-Objetivos financeiros de uma empresa.
Capítulo 7-Capital de giro e sua necessidade
Capítulo 8-Decisões básicas da administração financeira

CONCLUSÃO
REFERÊNCIASBIBLIOGRÁFICAS
Página 2

Introdução:
No cenário atual onde a falta de dinheiro é uma constante, e onde a competitividade acirrada faz com que produzir e vender bem não é mais suficiente, as empresas com pouco capital de giro encontram dificuldade em conseguir recursos junto às instituições financeiras. Muitos empreendedores não sabem quais são os diferentes custos de sua produção ouprestação de serviços, quais são as margens de lucro obtidas nos últimos tempos ou outros aspectos financeiros.
Planejar, no contexto geral é estabelecer com antecedência as ações a serem executadas, além de estimar recursos e delegar responsabilidade para alcançar os objetivos desejados. O planejamento é a tentativa de prever as ocorrências futuras e estar preparada para agir de forma a evitar surpresasdesagradáveis no funcionamento e na gestão do empreendimento. Finanças são aplicações de uma serie de princípios econômicos e financeiros para maximizar a riqueza ou a valor total da empresa.
O planejamento financeiro é um processo de desenvolvimento e implementação de um plano personalizado para evitar ou resolver problemas financeiras com objetivo de alcançar metas previamente determinadas. Oplanejamento financeiro não visa apenas o enriquecimento e aumento de capital, ele é relevante para o sucesso pessoal e profissional e será diferencial entre sonhadores e realizadores. Ele é o nosso mapa de navegação e nos mostra onde estamos, onde queremos chegar, quando chegaremos e quais os caminhos iremos percorrer.
Página 3
O planejamento financeiro estabelece o modo pelo quais osobjetivos podem ser alcançados. Esquematizar o planejamento financeiro e manter o controle financeiro é muito importante para qualquer empresa. As micros e pequenas medias empresas apresentam um quadro critico, devido ao fato de possuírem baixo conhecimento de técnicas administrativas, associado aos problemas de falta de capital de giro. O planejamento financeiro, através de um conjunto de ações,...
tracking img