Fisiologia Renal

Páginas: 4 (807 palavras) Publicado: 3 de dezembro de 2014
Fisiologia renal é o estudo da fisiologia dos rins. Os rins são órgãos responsáveis pela manutenção do volume e da composição do fluido extracelular do individuo dentro dos limites fisiológicoscompatíveis com a vida. A quantidade e a composição da urina eliminada são consequência do papel regulador do rim. A formação da urina tem inicio no glomérulo, onde 20% do plasma que entra no rim,através da artéria renal, são filtrados devido à pressão hidrostática do sangue nos capilares glomerulares. Os 80% de plasma restante, que não foram filtrados, circulam ao longo dos capilares glomerulares,atingindo a arteríola eferente, se dirigindo para a circulação capilar peritubular.
O filtrado é um fluido de composição semelhante à do plasma, porém com poucas proteínas e macromoléculas, uma vezque o tamanho dessas substâncias dificulta sua filtração através da parede do glomérulo renal.  Após sua formação, o filtrado glomerular caminha pelos túbulos renais e sua composição e volume sãoentão modificados pelos mecanismos de reabsorção tubular (processo de transporte de uma substancia do interior tubular para o sangue que envolve o túbulo) e secreção tubular (processo no sentidoinverso da reabsorção tubular) existentes ao longo do néfron.
Portanto, o processo de depuração renal, além de se dar pela filtração glomerular, pode também ser feito por meio da secreção tubular, uma vezque o sangue que passou pelos glomérulos e não foi filtrado atravessa uma segunda rede capilar, peritubular. Por outro lado, graças à reabsorção tubular, muitas substâncias depois de filtradasvoltam ao sangue que percorre os capilares peritubulares, entrando na circulação sistêmica pela veia renal que sai do órgão.
A reabsorção e a secreção dos vários solutos através do epitélio renal sãofeitas por mecanismos específicos, passivos ou ativos, localizados nas membranas da célula tubular. Todos os sistemas de transporte são interdependentes.
Como exemplo, um importante mecanismo como a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fisiologia Renal
  • Fisiologia Renal
  • fisiologia renal
  • Fisiologia renal
  • fisiologia renal
  • Fisiologia Renal
  • Fisiologia renal
  • fisiologia renal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!