Fisiologia do olfato

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (948 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fisiologia do Olfato




Todas as vias sensoriais têm certos elementos em comum. Elas começam com um estimulo, na forma de energia física que atua sobre um receptor sensorial. O receptor éum transdutor que converte o estimulo em um sinal intracelular, em geral uma mudança no potencial de membrana. Se o estimulo produz uma mudança que atinge o limiar, são gerados potenciais de ação quepassam ao longo de um neurônio sensorial para o sistema nervoso central, onde os sinais de entrada são integrados. Alguns estímulos que chegam ao córtex cerebral, onde geram a percepção consciente,mas outros agem inconscientemente sem a nossa consciência.

Cada divisão principal do encéfalo processa um ou mais tipos de informação sensorial. Como o mesencéfalo que recebe informação visual,e o bulbo recebe aferências dos sons e do paladar. Informações sobre o equilíbrio são processadas principalmente no cerebelo. Estas vias, junto com aquelas que levam informações somatossensoriais,projetam-se para o tálamo, o qual atua como uma estação de retransmissão e processamento antes que a informação seja repassada para o cérebro. Somente a informação olfatória não passa pelo tálamo. Osentido do olfato, um tipo de quimiorrecepção, é considerado um dos sentidos mais antigos. A informação sobre os odores vai do nariz via primeiro nervo craniano bulbo olfatório e para o córtex olfatóriono cérebro.

A olfação permite que discriminemos milhares de diferentes odores. Ainda assim, nosso olfato não é tão sensível como a estes odores como o de muitos animais que precisam do olfatopara sobrevivência. O bulbo olfatório, a extensão do prosencéfalo que recebe estímulos de neurônios olfatórios primários, é muito mais desenvolvido nos vertebrados cuja sobrevivência esta maisintimamente relacionada com o monitoramento químico do ambiente.

O sistema olfatório humano consiste em neurônios olfatórios primários (células receptoras olfatórias) cujos axônios formam o nervo...
tracking img