Tecnologia da fiat

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (573 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Fiat, empresa automobilística , possui, dentre as suas diretrizes estratégicas, o investimento no pioneirismo de inovação , através de produtos de alta qualidade e tecnologia, design admirado,respeito ao consumidor e responsabilidade social. Neste sentido, a Fiat investe em pesquisa e desenvolvimento de produtos, novas tecnologias, qualidade e capacitação da engenharia para executarprojetos cada vez mais ousados e inovadores, desde que estejam em sintonia com os desejos e aspirações dos clientes.
Software reduz custos de desenvolvimento na Fiat
Ao invés de utilizar quatroprotótipos para validar um novo modelo de filtro de ar, a Fiat Automóveis precisou de apenas dois para chegar a um resultado satisfatório e, com isso, reduzir custos. O feito foi obtido com o emprego dosoftware de simulação Sysnoise - desenvolvido pela belga LMS e distribuído pela Smarttech -, que permitiu também a montadora reduzir o tempo de desenvolvimento do produto, em cerca de 60%.
Marcelo StarlingBraga, engenheiro analista de produtos da Fiat, conta que a mudança num dos suportes de fixação do motor de um veículo em desenvolvimento obrigou a uma redução no volume do filtro de ar e na adequaçãodo filtro para a nova condição. Antes de decidir pelo uso da simulação, a montadora experimentou um protótipo cujo resultado dos testes ficou muito aquém do esperado. "Normalmente, teríamos utilizadoo processo de tentativa e erro, mas, nesse caso, partimos para a simulação", afirma Braga ao revelar ainda que esta foi uma das primeiras aplicações da tecnologia no setor de Vibração e Acústica daFiat no Brasil.
Segundo o engenheiro, os resultados obtidos com a simulação foram tão satisfatórios que a partir de agora este procedimento passa a ser rotina nos desenvolvimentos do setor. "Como asprimeiras experiências mostraram boa eficiência, abrimos as portas para novos desenvolvimentos, como no caso de escapamentos", diz Braga.
Com o uso do Sysnoise, a Fiat realizou a simulação de três...
tracking img