Fisio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3286 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Táticas de CQB - Close Quarter Battle (ambiente confinado)
[pic]
MOVIMENTAÇÃO TÁTICA - CQB (Close Quarter Battle)

[pic]

----------------------------------------------------------------------------------------


----------------------------------------------------------------------------------------

Entenda-se, pois, que o Combate/Confronto em Ambiente Fechado nada mais é do que aação conjunta e tática de grupos – especializados e devidamente treinados para tanto – em locais onde o elemento surpresa é preponderante.[pic]

[pic]Os ambientes internos desfavorecem tais operações, pela quase sempre falta prévia de conhecimento da planta do local, inexistência de cobertura, pequeno espaço nos cômodos para movimentação e principalmente a ampla possibilidade de emboscada. Sãoconstruções, residências, vielas estreitas, escadarias, etc., onde a visibilidade é diminuída por obstáculos tais como muros, paredes, portas, janelas, e tudo quanto ao mais impossibilite a plena visão periférica do local.

[pic]Em situações tais, prevalecerá sempre o bom senso, a higidez mental e física, e mais do que tudo, as aplicações técnico-táticas de seu aprendizado e treinamento constante. OJogador age não isoladamente, mas com mentalidade de grupo, com força de um time que antecipará, sempre, todos os movimentos da própria equipe e da força adversária.
Como ponto inicial, a POSTURA do jogador necessita de um enfoque todo especial. Em situais CQB, deve-se adotar uma postura ofensiva, o que certamente virá a tornar o tempo de reação do operativo muito menor em relação a qualquersituação. O marcador deverá estar seguro por ambas as mãos, na altura dos ombros/olhos, fazendo-se a mira normal de combate. Os dois olhos abertos permitirão que o jogador tenha uma visão completa de todo o limitado perímetro, fazendo uma varredura em todas as direções, na altura das miras de seu marcador, o que se chama de "tática do terceiro olho".

[pic]Deve ser lembrado que, ao se passar porvãos, janelas, portas ou quaisquer tipos de abertura, deverão o jogador retrair o marcador, trazendo-a junto ao seu corpo, ainda em postura ofensiva, evitando que por deslize ela lhe seja arrancada das mãos por um oponente escondido do outro lado.

[pic]É primordial esta postura ofensiva, evitando-se os fantasiosos estilos de combate de filmes "enlatados", onde se vê o completo descaso de atores emarremedos de policiais, mantendo armas em seus coldres abertos, ou apontadas para baixo, para cima ou para os lados. Tais posturas – ditas defensivas – podem ter emprego em outras situações que não sejam CQB, mas deixam a desejar quanto à necessidade de sobrevivência do jogador.

[pic]A MOVIMENTAÇÃO do jogador em sede de CQB deve ser feita com extrema cautela, no maior silêncio possível,preferencialmente com comunicação visual (gestos preestabelecidos) entre a equipe. Deve-se evitar o cruzamento das pernas ao andar, o que poderá ocasionar perda de equilíbrio em um momento crítico.

Passos seguros, silenciosos e firmes são recomendados, acobertados o operativo por paredes, barricadas ou escudos. Deve-se evitar o uso de bonés ou chapéus de abas largas, que impossibilitem um deslocamentoseguro. Utilizando-se bonés, devem estar com a aba voltada para trás, facilitando a visão e o deslocamento.

[pic]
Operantes das Forças Especiais em treinamento de tiro em movimento

[pic]Movimentando-se em CORREDORES e VIELAS, a atenção do Time deve ser redobrada. Não existe muito espaço, e a possibilidade de proteção se torna restrita. A existência de uma rota segura de fuga serápraticamente nula. A flexibilidade de movimentos e a rapidez em se ultrapassar tais locais são questões importantíssimas para a sobrevivência do Time.
Em manobras desse tipo, os times (formados por dois, quatro, seis ou, no máximo, oito elementos) devem estar compactos, formando um verdadeiro "caminho de cobra", uma fila (ou duas, dependendo da largura do local) em que o primeiro elemento estará...
tracking img