Augusto conte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2129 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AUGUSTO COMTE

Vida
Auguste Comte foi um pensador original que exerceu enorme influência entre as elites intelectuais francesa e brasileira do século XIX e XX. Apresentou-se inicialmente como um profeta dos tempos científicos, mas depois de uma grave crise emocional quis ser também uma espécie de guia da religião do progresso. É dele que vem o lema “ordem e progresso”, que a bandeirabrasileira cultiva até hoje no seu centro. Filósofo e auto-proclamado líder religioso, deu à ciência da Sociologia esta denominação e estabeleceu a nova disciplina em uma forma sistemática.
Inspirado, num primeiro momento por Saint-Simon, seu mestre, um dos mentores do socialismo utópico (o primeiro filósofo a ver claramente a importância da organização econômica na sociedade moderna), para quem trabalhoucomo secretário de 1819 a 1824, Comte vislumbrou o surgimento de uma nova era, de uma Nova Ordem que superaria tanto o liberalismo-democrático como o reacionarismo: a Era Científica ou Positiva.
Devido a um desentendimento sobre autoria legítima de alguns ensaios, e também devido a um desentendimento sobre um paradigma religioso na obra de Saint-Simon, rompeu vínculos com seu mestre.
Depois dese afastar de Saint Simon, a principal preocupação de Comte tornou-se a elaboração de sua filosofia positiva. Não tendo nenhuma cadeira oficial da qual expor suas teorias, decidiu oferecer um curso particular que os interessados subscreveriam adiantado, e onde divulgaria sua Summa do conhecimento positivo. O curso começou em abril de 1826, mas só teve três aulas, devido a uma crise nervosa, comtefoi internado. Já em casa, tentou suicido, em 1828. O curso das conferências foi recomeçado em 1829, e Comte ficou satisfeito outra vez por encontrar na audiência diversos nomes de grandes das ciências e das letras.
A derrubada da velha ordem aristocrática e feudal, o declínio do poder da Igreja Católica, o avanço da indústria e da técnica, o crescimento cientifico em geral, a fé otimista noProgresso, os impasses entre o Liberalismo e o Absolutismo, a Democracia e a Contra-Revolução, e uma busca de segurança e estabilidade num período pós-revolucionário, formaram o pano de fundo do comtismo.
Durante os anos 1830-1842, quando escreveu sua obra prima, Cours de philosophie positive, Comte continuou a viver miseravelmente na margem do mundo acadêmico. Sofreu críticas do mundo científico porparte de importantes figuras que o ridicularizavam pela sua pretensão de submeter ao seu sistema todas as ciências. Também, eu casamento, que nunca foi estável, fracassou, após várias separações, sua esposa o deixou definitivamente em 1842.
Apesar de todas estas adversidades, Comte começou lentamente a adquirir discípulos. E mais importante para ele foi que, além de encontrar alguns discípulosfranceses notáveis tais como Emile Littré, também a sua doutrina positiva havia atravessado o Canal e recebera considerável atenção na Inglaterra. David Brewster, um físico eminente, saudou-o nas páginas do Edinburgh Review em 1838 e, o mais gratificante de tudo, John Stuart Mill transformou-se em seu admirador, citando-o em seu System of Logic (1843) como um dos principais pensadores europeus.Comte e Mill se corresponderam regularmente, e esse intercâmbio serviu a Comte não somente para refinar seus pensamentos como também para desabafar com o filósofo inglês as tribulações de sua vida conjugal e as dificuldades de sua existência material. Mill arrecadou entre admiradores britânicos de Comte uma soma considerável em dinheiro e lhe enviou como socorro para suas dificuldades financeiras.Em 1844 Comte se apaixona por Clotilde de Voux, que era separada do marido, mas estava impedida de casar, pois este se encontrava foragido. Nesta época, Comte tinha quarenta e sete anos, acabara de concluir seu Cours de philosophie positive, e se preparava para escrever o que pretendia que seria sua principal obra, o Système de politique positive, do qual ele considerava o Cours de philosophie...
tracking img