Funcoes da comunicacao na administracao publica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (971 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO SUPERIOR DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS
CURSO:7º LPAP
CADEIRA: Comportamento Organizacional
Tema: As relações humanas nas organizações
Elaborado por :
Data: Maputo, 30 de Abril de 2012In



















CitaçõesComentários Robbins, S. Comportamento Organizacional. Prentice Hall, São Paulo, 2002, Ferreira, J. M. Carvalho; Carvalho; Neves, J.; Abreu, P. N.; Caetano, A.. Psicossociologia dasOrganizações.
Fundamentos do comportamento individual
Idade
Para Robbins, S. ( 2002:32) considera que “há um consenso de que o desempenho profissional decai com o passar do tempo independentemente de ser ounão verdadeiro, o facto é que muita gente acredita e age de acordo com isso. Segundo, a mão-de-obra está envelhecendo. Por exemplo, o grupo de trabalhadores com 55 anos ou mais é o que mais cresce nototal da força de trabalho...”.
Sexo
Em relação ao sexo o autor recorre aos estudos segundo os quais “Estudos psicológicos mostram que as mulheres tendem a aceitar mais facilmente a autoridade, e queos homens tendem a ser mais agressivos e ter maiores expectativas de sucesso, mas essas diferenças são pequenas. Dadas as significavas mudanças ocorridas nos últimos 25 anos em termos do aumento maciçoda participação feminina no mercado de trabalho e em termos dos papéis sexuais tradicionais, é melhor partir do pressuposto de que não existem diferenças dignas de notar entre homens e mulheres noque se refere à produtividade no trabalho. Da mesma forma, não existe evidência indicativa de que o sexo tenha qualquer influência na satisfação com o trabalho.
Estado civil
Segundo, Robbins, S. (2002:34) “Não existem estudos suficientes para embasar qualquer conclusão sobre os efeitos do estado civil a produtividade dos trabalhadores. Mas a pesquisa existente indica que os funcionários...
tracking img