Fisicoquimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (986 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Laboratório de Físico-Química

Prática 1 – Calor de Reações Iônicas e de Dissolução1) INTRODUÇÃO

Os processos físicos e químicos envolvem, além dastransformações materiais (reações químicas) e mudanças de estados físicos, variações energéticas. Desta forma, a calorimetria, se baseia justamente em medir as variações energéticas que acompanham os processosfísicos e químicos. A parte da calorimetria que trata especificamente destas variações de temperatura é conhecida como Termoquímica. O conceito da calorimetria envolve a aplicação da primeira lei daTermodinâmica que estabelece que a energia seja conservada nas transformações.
A medida direta dos calores envolvidos nas reações químicas é uma parte da calorimetria a qual não é muito valorizada uma vezque muitas destas reações ocorrem sob condições que estão fora do alcance das medidas calorimétricas diretas. No entanto, reações de dissociação, neutralização e muitas reações iônicas de precipitação,são susceptíveis de observação calorimétrica direta.
As reações químicas sempre estão acompanhadas de uma liberação ou absorção de energia. Se a energia dos produtos for menor que a energia dosreagentes, então o sistema libera energia na forma de calor (reação exotérmica), causando aumento na temperatura do meio. Por outro lado, se a energia dos produtos for maior que a energia dos reagentes, osistema absorve energia durante a reação (reação endotérmica), retirando calor do meio e consequentemente diminuindo a temperatura do sistema.
O calor de reação entre um ácido e uma base édenominado calor de neutralização. Em solução aquosa, os ácidos e as bases fortes encontram-se completamente dissociados, e o calor de neutralização é numericamente igual ao calor de dissociação da água...
tracking img