Fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1174 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS – UFAM
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA.
DISCIPLINA: FÍSICA EXPERIMENTAL II
PROFESSOR: CLEBER DIAS MOREIRA

Experimento 1- Determinação da massa especifica da água e do álcool etílico.

Discentes: Thiago Bruno Lima de Mendonça



ITACOATIARA – AM.
2013

SUMÁRIOIntrodução..........................................................................................................02
Objetivo............................................................................................................02
Execução do experimento.................................................................................03
Resultados e Discussões..................................................................................03Conclusão.........................................................................................................06
Referências Bibliográficas................................................................................07

TABELAS

Tabela 1: Massa específica da água e do álcool etílico já determinado pelaliteratura...........................................................................................................05

Introdução
A massa específica de uma substância é a razão entre a massa de uma quantidade da substância e o volume correspondente. Se considerarmos uma determinada porção de uma substancia homogênea (homogênea, pois todos os pontos dessa substância apresentam a mesma propriedade) e maciça. Essa porção apresenta massa e volume, então podemos verificar que a razão entre sua massa e seuvolume tem sempre o mesmo valor.
Sendo assim, podemos visualizar, que a cada substancia apresenta sua própria massa especifica, e pode ser definida como senda a razão entre a massa e o volume. No Sistema Internacional ( SI ), a massa é representada por kg e o volume m³, portanto a massa especifica é representada por kg/m³. Outra unidade muito usual, a massa é definida por g (gramas) e o volume por cm³,portanto a massa especifica é representada por g/cm³.
Para calcular a massa especifica, é usada a seguinte equação:
µ = m
       V
Deve-se saber que toda medida há uma margem de erro a ser considerada. Quando se realiza uma análise costuma-se seguir ou adaptar um procedimento ou método retirado de uma literatura. Entretanto, a realização de análises segundo um determinado pode induzir a erros,inerentes ao próprio método, não importando quão cuidadosamente se trabalhe. [N. Baccan -Química Analítica Quantitativa Elementar]
Quando se faz uma análise volumétrica usando-se um indicador inadequado comete-se um erro. Esse erro só será corrigido através dos cálculos de propagação de erro.
Objetivo
Determinar a massa específica dos líquidos água e álcool etílico experimentalmente e, levando emconsideração ao realizar os cálculos, as margens de erros de cada unidade envolvida (massa e volume) e comparar com valores encontrados na literatura.

2
Execução do Experimento
Experimento 1. Determinação da massa específica da água.
Na realização do experimento pesou-se uma proveta de 250 mL, a qual foi adicionada uma quantidade de 200 mL de água e pesou-se novamente proveta, para identificar amassa da água. Em seguida utilizou-se o decímetro para determinar massa especifica da água.
Experimento 2. Determinação da massa específica do álcool etílico.
Na realização do experimento pesou-se uma proveta de 250 mL, a qual foi adicionada uma quantidade de 200 mL de álcool etílico e pesou-se novamente a proveta com álcool etílico, para identificar a massa do mesmo. Foi necessário fazer umasubtração das duas provetas e em seguida utilizou-se o decímetro para determinar massa especifica do álcool etílico.
Resultados e discursões
Para determinação da massa especifica da água e do álcool etílico foram realizados os seguintes procedimentos:
Procedimento 1. Determinação da massa da água.
Pesou-se uma proveta de 250 mL, a qual a massa determinada foi de 154,0 g. Em seguida pesou-se a...
tracking img