Lista duplamente encadeada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (476 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aluno: Dennys Augustus Pinto de Oliveira
Turma: 3BCV1
Professor: Dário Russilo

Trabalho Estrutura de dados
lista duplamente encadeada
As listas duplamente encadeadas têm como principalcaracterística o encadeamento nos dois sentidos dos nós que a compõem. Isto é, numa lista duplamente encadeada sempre podemos percorrer ou visitar os elementos "à direita" e também "à esquerda" de um nó.Exemplo:

Na área de ciência da computação, uma lista duplamente ligada (ou lista duplamente encadeada) é uma extensão da lista simplesmente ligada (ou lista simplesmente encadeada).
Numa listacada elemento, ou nó, é composto normalmente por uma variável que guarda a informação(Objeto, inteiro, cadeia de caractéres, etc) e dois ponteiros (referências a endereços de memória) que permitem aligação entre os vários nós desta lista. Este tipo de lista é conhecido por "Duplamente ligada" ou "Duplamente encadeada" exatamente pelo fato de possuir duas váriaveis de controle (ponteiros) ao contrárioda lista simplesmente liagada que possui somente um, o qual aponta para o próximo elemento da lista.
A função destas variáveis é guardar o endereço de memória do nó anterior e do nó posterior,identificados normalmente como "prev" ou "previous" e "next". Com estas estruturas podemos realizar diversas tarefas que seriam impossiveis ou muito dispendiosas com uma lista simplesmente encadeada.
Nomodelo mais simples deste tipo de lista, ao criar a lista o primeiro nó tem seu ponteiro "previous" apontando sempre para nulo e o último nó com seu "next" apontando para nulo. Este modelo não é muitoconfiável, já que não há um controle efetivo para saber quem é o primeiro e quem é o ultimo elemento, já que a única maneira de extrair tal informação é verificar quem possui o "prev" ou o "next"nulo.
Existem várias ramificações da lista duplamente encadeada, e muitas delas servem também para a lista simplesmente encadeada. Aqui temos alguns exemplos:
* Lista duplamente encadeada com...
tracking img