Fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1235 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DISCIPLINA DE FÍSICA
1º PROJETO EXTRACURRICULAR – 2010

“FOGUETE DE ÁGUA”

Objetivos gerais:

□ Incentivar os alunos a aplicar alguns conceitos da Física na solução de problemas;
□ Estimular a curiosidade e o uso do raciocínio lógico;
□ Promover a interação dos alunos e o espírito de cooperação.

Objetivo específico:

□ Construir um foguete de garrafa PET, realizar oseu lançamento utilizando uma base fixa, afim de verificar experimentalmente a 3ª Lei de Newton – Ação e Reação.

Público Alvo:

□ Alunos da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Positivo, de ambas as sedes.

Carga Horária:

□ A realização do projeto está prevista para o 1º trimestre letivo.
□ Os alunos, em equipes de no mínimo 4 (quatro) e no máximo 6 (seis) integrantes, terãoum prazo determinado pelo professor para a realização do trabalho e preenchimento do relatório.
□ Será disponibilizada uma aula de Física para a avaliação do projeto.

Técnicas Pedagógicas:

□ As equipes deverão construir e lançar um foguete de material reciclável.
□ O projeto deverá demonstrar (comprovar) os conteúdos trabalhados em sala de aula sobre a 3ª Lei de Newton.Datas de apresentação e Forma de Avaliação:

□ A apresentação do trabalho será em uma aula de Física, durante a semana de 26/04 a 30/04.
□ Os projetos serão avaliados quanto à utilização exclusiva do material, montagem e preenchimento correto do relatório. Este deverá ser entregue digitado, com exceção de alguns cálculos realizados no momento da apresentação.
□ O projeto contará comoparte da nota livre do trimestre com valor de 10,0 pontos.

Montagem do Experimento:

□ Todo o material necessário para montagem do projeto será de responsabilidade dos alunos.
□ Os foguetes deverão ser montados conforme as orientações dadas pelos professores.
□ Cada equipe terá, no máximo, 2 tentativas para o lançamento correto do foguete.

Partes básicas de um foguete:Combustível. A maioria dos foguetes atuais funciona com combustíveis propulsores sólidos ou líquidos. O combustível é o produto químico que o foguete queima de dentro para fora, mandando massa para fora do escapamento com uma frequência e velocidade muito grandes, o que resulta em um forte empuxo.

Bocal. O objetivo do bocal é aumentar a aceleração dos gases à medida que deixam o foguete, e assimmelhorar o empuxo. Ele faz isso diminuindo a abertura pela qual os gases podem escapar. Neste trabalho, o bocal é o gargalo da garrafa pet.

Centro de massa. Toda matéria, sem importar seu tamanho, massa ou forma, tem um ponto interno chamado centro de massa (CM) ou centro de gravidade. O CM de uma vassoura, por exemplo, é o ponto no qual devemos apoiá-la para que não gire para nenhum lado.Centro de pressão. O centro de pressão (CP) existe somente quando o ar está passando pelo foguete em movimento. O ar em movimento bate com maior força na cauda do que na ponta, e, portanto, a cauda sofre um “arrasto” ou resistência maior. Esta também é a razão para a cauda ter maior área do que a “ponta” do foguete. O centro de pressão está entre o centro de massa e a cauda do foguete. É importanteque o centro de pressão de um foguete esteja mais próximo da cauda e o centro de massa mais perto do bico. Se estiverem no mesmo lugar ou muito próximos um do outro, o foguete apresenta vôo instável.

Aletas. As aletas de um foguete servem para estabilizar o vôo, ou seja, direcionando a trajetória do foguete. As aletas podem ser fabricadas em material leve e podem ser finas, acrescentando poucopeso ao foguete. A área de superfície grande das aletas mantém o centro de pressão atrás do centro de massa resultando em um vôo estável.

A construção do foguete de garrafa PET:

O bico do foguete. Corte uma garrafa PET de 2 LITROS a 15 cm do gargalo. Coloque aproximadamente 250 g de areia num saco plástico e passe-o pelo interior do bico da garrafa até fixar o saco na parte superior do...
tracking img