Dore

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5312 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1.2 CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA
Em 1911, na cidade de João Pessoa no estado da Paraíba, fixava-se um imigrante inglês, que veio ao Brasil para montar uma estrada de ferro no Nordeste, chamado Sidney C. Dore. Ele foi o responsável pela fundação, na Rua Areia, de uma fábrica de Águas Gasosas denominada de Companhia Anglo-Brasileira de Águas Gasosas. A pequena fábrica atendia a capital e algumascidades do interior do Estado da Paraíba. Embora o produto não tivesse a popularidade nos dias atuais, já havia um significativo espaço de consumo para as bebidas gasosas com sabores artificiais de frutas. De sua terra natal, o inglês importava os vasilhames com tampas
de louça fixadas sob pressão de molas de arame. A relíquia da indústria mostra o quanto era rústico o processo de engarrafamentonaquela época.
A segunda fábrica de Águas Gasosas foi instalada por Sidney C. Dore em Natal, no ano de 1917. Depois de um período de desativação desta unidade, em 1952 os três filhos do mecânico inglês, Walter Byron Dore, James Wallace Dore e Willian Clement Dore, tomaram a frente do negócio, transformando a indústria de Natal em uma filial da empresa. 
Através disso, vieram mudanças que fizeramdas duas fábricas a atual empresa Sidney C. Dore Indústria de Refrigerantes LTDA. As instalações foram sendo ampliadas e modernizadas e a linha de produção passou a incluir novos produtos lançados com o aproveitamento de matérias primas regionais, como o guaraná, a laranjada e a soda limonada. Posteriormente a Sidney C. Dore Indústria de Refrigerantes LTDA lançou um de seus maiores sucesso devendas, o refrigerante de marca Grapette, a “uva gelada”.
Em 1961, a demanda de produtos em Natal e no interior dos estados vizinhos era maior do que a capacidade ofertada pela fábrica localizada na Rua Agostinho Leitão. Nessa época a empresa adquiriu novas máquinas, objetivando ampliar sua capacidade produtiva, e mudou-se para um novo prédio, localizado na Rua Silvio Pélico, Dessa forma a empresaalicerçou as imprescindíveis condições técnicas e comerciais necessárias para atender a crescente demanda de consumo.
Em 1995, a fábrica passou por modificações significativas. Nesse período foi constituído um plano estratégico de desenvolvimento no qual foi instituído um processo de modernização das instalações fabris de João Pessoa. Essa modernização só foi concluída em 1996 e praticamentereformulou a fábrica em uma nova unidade, moderna e totalmente automatizada. No ano de 1997, dando prosseguimento ao plano estratégico de desenvolvimento, ocorre a instalação de uma nova linha de produção nas fábricas de João Pessoa e Natal. 
Atualmente, a Sidney C. Dore Indústria de Refrigerantes LTDA possui um dos parques produtivos mais modernos do Nordeste, o que lhe garante eficiênciaprodutiva. O produto mais vendido é o guaraná Dore, responsável por boa parte das receitas da empresa. A companhia emprega cerca de 200 funcionários, muitos dos quais já estão na empresa há vários anos.
No ano de 2008, visando estabelecer uma posição melhor no mercado, a empresa constituiu um setor específico para o marketing. As ações desse setor, o
processo de constituição do mesmo e os resultadosobtidos a partir de sua criação serão objetos de estudo desse trabalho.

MARKETING NO SETOR DE REFRIGERANTES BRASILEIRO
O refrigerante é uma das bebidas mais populares do mundo, tendo seu consumo realizado em praticamente todos os países do globo, em todas as classes sociais e faixas etárias:
O refrigerante é uma bebida rica em corantes e conservantes que contém grande quantidade de açúcar,exceto nas versões light e diet que apresentam quantidades reduzidas ou próximas a zero. É basicamente constituído por água, açúcar, ácido cítrico e sumo de frutas ou aromas/extratos vegetais, sendo, muitas vezes, uma bebida carbonatada. (MAGHELY et al, 2008, p. 02)
No Brasil o consumo anual de refrigerantes, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Refrigerantes – ABIR, chegou a...
tracking img