Fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (743 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA: RELATÓRIO DE FÍSICA
ALBERTO






Medidas físicas e cálculos de erros

























Uberaba 20121. OBJETIVO
Essa atividade experimental tem como objetivo fazer medições de área, volume, raio e diâmetro de três materiais como: uma esfera, um paralelogramo e um cilindro. Essas medidas serãoobtidas a partir de algumas ferramentas utilizadas na física. O foco principal da atividade é saber identificar a medição, com algarismos significativos, podendo ter um número certo e outro duvidoso eassim calculando as medidas que se deseja.

2. INTRODUÇÃO
Experimentalmente as grandezas físicas são determinadas por medidas. Essas medidas têm uma incerteza por conta das características dosequipamentos utilizados na sua determinação e depende também da pessoa que o opera, pois em uma mesma medição podem ter diferentes resultados obtidos de um mesmo objeto, por diferentes operantes. Parafacilitar as operações diante das medidas obtidas e tendo maior precisão naquilo que se quer calcular, será possível estimar esses valores diante da Teoria de Erros.
Os algarismos significativos vêmdentro dessa teoria, facilitar as medições e principalmente fazer com que a margem de erro diminua. Como por exemplo, uma pessoa que mede um pedaço de fita em uma régua de 15 centímetros. Após suamedição, ela constatou que a fita tinha 8,3 centímetros. Uma segunda pessoa mediu a mesma fita novamente e obteve o valor de 8,4 centímetros, ou seja, o número 8 é o algarismo significativo e o 0,3 e0,4 são algarismos duvidosos, porém não estão errados.
No caso de possuir duas ou mais medidas diferentes utilizam-se um cálculo básico para que se possa saber qual o valor que será utilizado namedida da fita em questão, chamamos de Média Aritmética, que é a soma de todos os valores dividido pelo número de medições, ou seja, quantas pessoas mediram a fita.


3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL...
tracking img