Fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5722 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Professor André Braga

1. (Fuvest-1999)
O desenvolvimento da Genética, a partir da redescoberta das leis de Mendel, em 1900, permitiu a reinterpretação da teoria da evolução de Darwin. Assim, na década de 1940, formulou-se a teoria sintética da evolução.
Interprete o diagrama acima, de acordo com essa teoria.

a) Que fator evolutivo está representado pela letra A?
b) Que mecanismosproduzem recombinação gênica?
c) Que fator evolutivo está representado pela letra B?





2. (UNICAMP-2006) A biodiversidade brasileira, no que diz respeito a aranhas, pode ser ainda maior do que suspeitavam os cientistas.
É o que apontam as últimas descobertas de uma equipe de pesquisadores brasileiros. Entre janeiro e julho de 2005, o grupo identificou nove espécies novas de aranha, a maioriada região amazônica. Os pesquisadores também compararam geneticamente a espécie Ericaella florezi com outras do mesmo gênero e sugeriram que a especiação pode ter se iniciado com o aparecimento da Cordilheira dos Andes, há cerca de 12 milhões de anos.
(Adaptado de “Brasileiros acham nove espécies de aranha em 2005”, Folha de S. Paulo, 22/08/2005.http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u13625.shtml)
a) Por que o surgimento da Cordilheira dos Andes teria iniciado o processo de especiação?
b) Que processos posteriores devem ter ocorrido para que essas aranhas se tornassem espécies distintas?

3. (Unicamp-1999) Aves que não voam são nativas da África (avestruzes), América do Sul (emas), Austrália (emas e casuares) e Nova Zelândia (kiwi).
a) Considerando que essas aves têmum ancestral comum, como se pode explicar a distribuição atual pelos diferentes continentes?
b) Que processos provocaram a diferenciação dos animais dessas regiões?

4. (Fuvest-2005) Devido ao aparecimento de uma barreira geográfica, duas populações de uma mesma espécie ficaram isoladas por milhares de anos, tornando-se morfologicamente distintas.
a) Explique sucintamente como as duaspopulações podem ter-se tornado morfologicamente distintas no decorrer do tempo.
b) No caso de as duas populações voltarem a entrar em contato, pelo desaparecimento da barreira geográfica, o que indicaria que houve especiação?

5. (UNIFESP-2007) Em 1839, um único exemplar de figo-da-índia, planta da família dos cactos, foi levado do Brasil para a Austrália, onde essas plantas não existiam. Em 40 anos,quatro milhões de hectares daquele país estavam cobertos pela planta e, depois de 90 anos, essa área era de 25 milhões de hectares. No final da década de 1990, algumas plantas de figo-da-índia foram trazidas da Austrália para o Brasil para que seu pólen fosse inoculado em flores das plantas daqui, visando aproveitamento econômico dos resultados. Depois de algum tempo, porém, verificou-se que essasplantas inoculadas com pólen das plantas australianas não produziam frutos.
a) Considerando que clima, solo e condições físicas do ambiente entre a Austrália e o Brasil são semelhantes e que ambos possuem biomas com características parecidas, elabore uma hipótese para explicar por que na Austrália o figo-da-índia invadiu uma área tão grande, enquanto aqui isso não ocorreu.
b) Como você explicaque plantas brasileiras submetidas à polinização com pólen de plantas australianas, no final da década de 1990, não tenham produzido frutos?

6. (Fuvest-2002) Em conseqüência do aparecimento de uma barreira geográfica, duas populações de uma mesma espécie ficaram isoladas por milhares de anos, tornando-se morfologicamente distintas uma da outra.
a) Como se explica o fato de as duas populaçõesterem se tornado morfologicamente distintas no decorrer do tempo?
b) Cite as duas situações que podem ocorrer, no caso de as populações voltarem a entrar em contato pelo desaparecimento da barreira geográfica. Em que situação se considera que houve especiação?

7. (UFSCar-2009) Em recente artigo publicado online na revista científica Evolution, pesquisadores identificaram um processo de...
tracking img