Fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7206 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EXERCÍCIOS DE FÍSICA - Professor Fabio Teixeira ESTÁTICA
1. (G1 - ifce 2011) Uma barra homogênea de comprimento L e peso P é posta em equilíbrio na horizontal por meio de um apoio e um dinamômetro, cuja 1 escala máxima corresponde a do peso da barra. 3 Identifique a situação em que a escala do dinamômetro não é ultrapassada. O sistema apresentado mostra uma alavanca, de tamanho total igual a3,5m, usada para facilitar a realização de um trabalho. Considerando que no local a gravidade tenha um valor aproximado de 10 m/s2, assinale a opção que torne verdadeiros, simultaneamente, o tipo da alavanca mostrado e o valor da força "F" que coloque o sistema em equilíbrio. a) Interfixa e F = 25N b) Interfixa e F = 250N c) Interpotente e F = 25N d) Interpotente e F = 250N e) Inter-resistente e F= 25N 3. (Ufrj 2011) Um portão retangular de massa igual a 50 kg tem 2,50 m de comprimento, 1,45 m de altura e está preso a duas dobradiças A e B. O vértice da dobradiça A dista 0,10 m do topo do portão, e o vértice da dobradiça B, 0,10 m da base, como indica a figura a seguir.

a)

b)

c)

d)

Suponha que o sistema esteja em repouso, que o peso do portão esteja aplicado em seu centrogeométrico e que a aceleração g da gravidade local seja 10 m/s2. a) Calcule o módulo da força resultante exercida pelas duas dobradiças sobre o portão. b) Calcule o módulo da componente horizontal da força exercida pela dobradiça A sobre o portão e determine seu sentido. 4. (Unicamp simulado 2011) A figura a seguir mostra uma árvore que sofreu uma poda drástica e perdeu a parte esquerda da suacopa. Após a poda, o centro de massa (CM) da árvore passou a ser à direita do eixo do tronco. Uma forte rajada de vento exerce uma força horizontal Fvento sobre a árvore, atuando ao longo de uma linha que fica a uma altura h da raiz.

e) 2. (G1 - col.naval 2011) Observe a ilustração abaixo.

Para que a árvore permaneça em equilíbrio estático é necessário que tanto a força quanto o torqueresultante na árvore sejam nulos. O torque de uma força com relação a um ponto O é dado pelo produto do módulo da força pelo seu braço, que é a distância do ponto O à linha de ação da força. Assim, qual é o conjunto de forças agindo nas raízes dessa árvore que poderia garantir seu equilíbrio estático? a)

5. (Cesgranrio 2011) Uma barra homogênea, com peso igual a 18 Newtons e 12 metros de comprimentoestá suspensa na horizontal, em repouso, por 2 fios verticais que estão presos às suas extremidades A e B, conforme a ilustração a seguir. Uma esfera com peso igual a 2 Newtons está pendurada a uma distância x da extremidade A. Seja FB a tração exercida pelo fio sobre a extremidade B. A função que associa FB à distância x  0  x  12 é uma função de 1º grau, cujo coeficiente angular vale a)1/10 b) 1/6 c) 1/5 d) 1/4 e) 1/3 6. (Fgvrj 2011) Três adolescentes, José, Ana e Lúcia, pesando, respectivamente, 420 N, 400 N e 440 N, estão sentados sobre uma gangorra. A gangorra é de material homogêneo, e seu ponto central O está apoiado em um suporte. De um lado da gangorra estão José e Ana, distantes do ponto O, respectivamente, 1,0 m e 1,7 m, equilibrando a gangorra na horizontal com Lúcia dooutro lado. Nestas condições, desprezando efeitos devidos às dimensões dos jovens, a distância de Lúcia ao ponto O é igual a a) 3,0 m b) 1,0 m c) 2,7 m d) 2,5 m e) 1,7 m 7. (Uerj 2011) Uma prancha homogênea de comprimento igual a 5,0 m e massa igual a 10,0 kg encontra-se apoiada nos pontos A e B, distantes 2,0 m entre si e equidistantes do ponto médio da prancha. Sobre a prancha estão duaspessoas, cada uma delas com massa igual a 50 kg. Observe a ilustração:

b)

c)

d)

Admita que uma dessas pessoas permaneça sobre o ponto médio da prancha. Nessas condições, calcule a distância máxima, em metros,

que pode separar as duas pessoas sobre a prancha, homogênea de peso 10 N e de comprimento 10 m que está mantendo o equilíbrio. apoiada sobre um suporte distante de 3,0 m da sua...
tracking img