Fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (562 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INÉRCIA


Inércia, propriedade da matéria que faz com que ela resista a qualquer mudança em seu movimento. Esta propriedade é descrita com precisão na lei do movimento de Newton. Um objeto emrepouso tende a permanecer nesta condição; e um objeto em movimento tende a prosseguir em linha reta. A inércia de um objeto diante de uma translação é determinada por sua massa. Diante de uma rotação, ainércia do objeto é determinada por seu momento de inércia.
Momento de inércia, resistência oposta por um corpo em rotação a uma mudança em sua velocidade de giro. Às vezes, recebe a denominação deinércia rotacional. O momento de inércia desempenha na rotação um papel equivalente ao da massa no movimento linear. Por exemplo, se uma catapulta lança uma pedra pequena e uma grande, aplicando amesma força a cada uma, a pedra pequena terá uma aceleração muito maior que a da grande. De modo similar, se é aplicado um mesmo par de forças (ver Momento de força) a uma roda com um momento de inérciapequeno e a uma outra com um momento de inércia grande, a velocidade de giro da primeira roda aumentará muito mais rapidamente que a da segunda.
O momento de inércia de um objeto depende de sua massae da distância da massa ao seu eixo de rotação. Por exemplo, um volante de 1 kg com a maior parte de sua massa perto do eixo terá um momento de inércia menor que outro volante de 1 kg com a maiorparte da massa próxima à borda.
O momento de inércia de um corpo não é uma quantidade única e fixa. Se um objeto é girado em torno de eixos diferentes, também terá momentos de inércia diferentes, uma vezque a distribuição de sua massa em relação ao novo eixo é normalmente distinta do que era no anterior.
As leis do movimento dos objetos em rotação são equivalentes às leis do movimento dos objetosque se movem linearmente (o momento de inércia substitui a massa, a velocidade angular substitui a velocidade linear).
Rotação, movimento que força todos os pontos de um sólido rígido a descrever...
tracking img