Fisica uni

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1747 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Platão

1) Como Platão resolve a problemática do conhecimento?
O conhecimento pode ser caracterizado como posse de uma representação correta do real, ou seja, O verdadeiro conhecimento só é alcançado comtemplando o mundo das ideias.

2) Segundo Platão quantos mundos existem? Quais são? Qual a importância de cada um para o homem?
Para Platão existem dois mundos, o mundo real ou físicocomposto de objetos naturais, particulares, concretos, imperfeitos, que o homem comum tem do mundo natural na medida em que vê apenas de forma superficial, imediata, incompleta, parcial, sem se deter nele, sem formar um conhecimento mais completo e estável sobre aquilo que vê percebido por meio dos sentidos. E o mundo das ideias informe, perfeito e eterno. Para chegarmos ao mundo das ideiasprecisamos morrer para conhecê-lo. Platão considera o mundo das ideias o mais importante na vida do Homem.

Como podemos entender a relação que existe entre capacidade do homem de conhecer e os erros que o mesmo O verdadeiro conhecimento só é alcançado comtemplando o mundo das ideias.
3) Como podemos entender a relação que existe entre capacidade do homem de conhecer os erros que o mesmo comete?Para Platão a alma racional é a alma superior, porque a alma racional não falha nunca a pessoa só chega à ética usando-a e dominando as outras.

4) Qual a relação ou qual solução a que Platão apresenta para a problemática do movimento?
Para Platão do uno é a ideia e no mundo das ideias tudo é perfeito e não existe transformações ou seja, não existe movimento.

5) Apresente uma reflexãosobre as principais dificuldades que Platão apresenta no processo de conhecimento?
O corpo em relação a alma é que a alma já nasce perfeita enquanto o corpo busca adquirir conhecimento, com isso a alma se torna prisioneira do corpo.

6) A elaboração de um texto sobre a alegoria do mito da caverna.
A Alegoria da Caverna é uma historia escrita por Platão. A história de pessoas que passam avida inteira vivendo dentro de uma caverna, como prisioneiras, isoladas do mundo onde só existe uma pequena fresta para o mundo real. Nessa caverna as pessoas não veem umas às outras, elas permanecem de costas para a saída, com visão apenas para a parede do fundo da caverna, presas por correntes. Na caverna existe uma fogueira, do lado de fora circulam pessoas carregando coisas que acabam sendoprojetados pela fresta e pela fogueira no fundo da caverna. Neste ambiente, de quem está no interior da caverna, toda a realidade é construída sobre as sombras na parede e sons distorcidos, sem que se saiba da existência de um mundo diferente do lado de fora da caverna. Certa vez, um desses homens, descrito por Platão, questionou-se sobre o que poderia haver além daquele ambiente. Dessa forma, essehomem arrumou um jeito de se libertar das correntes e sair. Ao se deparar com outra realidade, com toda aquela claridade, sentiu dor, seus olhos ficaram ofuscados e quis voltar para o interior da caverna, mas ficou e descobriu que a verdade era muito diferente daquela que ele acreditava. Depois, ele resolveu voltar parar a caverna e contar a seus companheiros sobre o que descobriu (que o mundo emque viviam e as coisas nas quais acreditavam não consistiam na verdadeira realidade). Foi zombado, caçoado, desacreditado e poderia até ser morto se insistisse em tirá-lo da caverna. Podemos fazer a seguinte interpretação sobre essa belíssima alegoria: a caverna é o mundo de aparências em que vivemos. As sombras no fundo da caverna são As coisas que percebemos. As correntes são os preconceitos eopiniões, a nossa crença de que o que estamos percebendo é a realidade, a verdade. O prisioneiro que se liberta da caverna seria o filósofo.

MITO E FILOSOFIA
Tanto a filosofia quanto o mito tem maneiras diferentes de explicar a realidade. O mito explica a realidade através do apelo ao sobrenatural, ao mistério todos os fenômenos naturais que acontecia na vida das pessoas que acreditava nos...
tracking img