Resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1566 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo de português


Aluno: Manoel Alves F. Neto
Interpretação De Texto
Interpretar um texto não é simplesmente saber o que se passa na cabeça do autor quando ele escreve seu texto. Para ler e entender um texto é preciso atingir dois níveis de leitura: Informativa e de reconhecimento.
A primeira deve ser feita cuidadosamente por ser o primeiro contato com o texto, extraindo-seinformações e se preparando para a leitura interpretativa. Durante a interpretação grife palavras-chave, passagens importantes; tente ligar uma palavra à idéia-central de cada parágrafo.

Dicas de interpretação de textos
* Ler todo o texto;
02. Se encontrar palavras desconhecidas, não interrompa a leitura;
03. Ler o texto pelo menos umas três vezes;
04. Ler com perspicácia, sutileza;
05.Voltar ao texto tantas quantas vezes precisar;
06. Não permitir que prevaleçam suas idéias sobre as do autor;
07. Partir o texto em pedaços (parágrafos, partes) para melhor compreensão;
08. Centralizar cada questão ao pedaço (parágrafo, parte) do texto correspondente;
09. Verificar, com atenção e cuidado, o enunciado de cada questão;
10. Marcar a resposta correta apenas quando for entregar aavaliação
EX:
TEXTO XIV
Aquisição à vista. A Bauducco, maior fabricante de panetones do país, está negociando a compra de sua maior concorrente, a Visconti, subsidiária brasileira da italiana Visagis. O negócio vem sendo mantido sob sigilo pelas duas empresas em razão da proximidade do Natal. Seus controladores temem que o anúncio dessa união - resultando numa espécie de AmBevdos panetones - melindre os varejistas. (Cláudia Vassallo, na Exame, dez./99)
1) As duas empresas (/. 3) de que fala o texto são: 
.a) Bauducco e Visagis 
b) Visconti e Visagis 
c) AmBev e Bauducco 
d) Bauducco e Visconti 
e) Visagis e AmBev
Comédia De Costumes
 A comédia de costumes é um gênero do teatro brasileiro. O escritor francês Molière é considerado o criador da comédiade costumes. No Brasil, o principal representante, e pioneiro do gênero, é Martins Pena, que caracterizou com bom humor as graças e desventuras da sociedade brasileira. Artur Azevedo, autor muito popular e que retratou os costumes da sociedade brasileira do final da Monarquia e início da República, foi o consolidador do gênero introduzido por Martins Pena.
A comédia de costumes, o maiscaracterístico dos gêneros de teatro no Brasil, caracteriza-se pela criação de tipos e situações de época, com uma sutil sátira social.
TIPOS DE COMÉDIA:

* Comédia de costumes
* Cartoons
* Sketches
* Stand-up comedy
* entre outros...
EX: É Um dos textos mais celebrados do autor é a comédia de costumes"A Capital Federal" (editora Record, disponível na Livraria da Folha). Escrita nachamada "fase madura" de Azevedo, em 1897, a peça retrata com humor e ironia o cotidiano do Rio de Janeiro da "belle époque", marcado pelo surgimento de novos costumes e "liberalidades" urbanas, que entram em conflito com os velhos hábitos "provincianos" do resto do Brasil rural.

Conjuções
É uma das dez classes de palavras definidas pela gramática. As conjunções são palavras invariáveis queservem para conectar orações ou dois termos de mesma função sintática, estabelecendo entre eles uma relação de dependência ou de simples coordenação.
São exemplos de conjunções: portanto, logo, pois, como, mas, e, embora, porque, entretanto, nem, quando, ora, que, porém, todavia, quer, contudo, seja, conforme.
Conjunções Coordenativas:
A conjunção é a palavra que liga duas orações ou termos de mesmafunção na oração. Quando a conjunção exerce seu papel de ligar as orações, estabelece entre elas uma relação de coordenação ou subordinação.
As orações coordenadas são independentes entre si, ou seja, possuem significado singular, mesmo que ligadas pela conjunção. Veja o exemplo:
EX: A lua surgiu e as estrelas inundaram o céu de luz.
Conjunções subordinativas:
A conjunção é a palavra que...
tracking img