Fisica nuclear

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (454 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fisica Nuclear e os impactos na sociedade
Compreende o estudo da estrutura de núcleos nos estados fundamentais e excitados; o estudo das interações entre núcleos e outras partículas, tais comofótons, elétrons, mésons, etc, tanto no que diz respeito à natureza da interação envolvida como à informação sobre a estrutura do núcleo assim obtido; estudo de interações entre núcleos e núcleons ououtros núcleos; e a interação de núcleos ou radiações nucleares com a matéria.
Os problemas da Física Nuclear são caracterizados pelo fato de que a interação entre núcleons, responsável por sua agregaçãoem núcleos, ainda é conhecida somente em termos fenomenológicos, contrastando fortemente neste sentido com a Física Atômica. Além disso, a estrutura nuclear não é caracterizada nem como um problema depoucos corpos quase independentes, como os elétrons das camadas atômicas, nem como um sistema de muitos corpos, típico da matéria condensada. Por estas razões, a estrutura do núcleo e suas interaçõespodem ser classificadas como ainda pouco estudadas experimentalmente e mal-entendidas teoricamente. As experiências e as teorias até agora desenvolvidas revelam que o núcleo tem um rico espectro demodos de excitação, que ainda desafia as explicações teóricas. A extensão do estudo de interações nucleares até energias mais altas e a sistemas mais complexos, como, por exemplo, nas interações entrenúcleos complexos acima da barreira coulombiana, revela novos e fascinantes modos de excitação.
Durante o seu desenvolvimento, a Física Nuclear tem tido interações fortes com quase todas a outrassub-áreas da Física.
Atualmente, as principais ferramentas da Física Nuclear são os aceleradores: aceleradores eletrostáticos para baixa energia e cíclotrons, aceleradores lineares e outros tipos paraenergias mais altas. Os reatores ainda oferecem interessantes possibilidades para a pesquisa nessa sub-área. No País, são poucos os laboratórios sem algum tipo de acelerador que atualmente mantém...
tracking img