Golpe militar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE HISTORIA

Golpe Militar

EE Professor Astrogildo Silva

André Luiz Garcia Trujillo nº01 3º C

Indice

1964 o golpe de Estado e a ditadura
militar pelo prisma político-econômico

Antecedentes do golpe

O episódio do levante dos marinheiros

O golpe

O governo Castello Branco

O governo Costa e Silva

O governo Médici

O governo Ernesto Geisel

Concluindo1964 o golpe de Estado e a ditadura militar pelo prisma político-econômico.

O fim da experiência parlamentarista no Brasil, criada para impedir que João Goulart assumisse efetivamente o comando do país, conduziu a uma série de fatos que levaram a um golpe militar em 1964.

 
O plebiscito popular que exigiu a volta do presidencialismo, colocando Goulart no de fato poder, referendou o anseiopor mudanças.

As quais começaram a acontecer com medidas nacionalistas que entraram em choque direto com os interesses dos Estados Unidos da América (EUA) e dos grandes latifundiários brasileiros.

Notadamente a intenção de diminuir o limite máximo de envio de remessas das empresas estrangeiras para o exterior e de realizar uma ampla reforma agrária, fizeram com que setores da direita serelevassem em uma campanha contra o governo de Jango.
A UDN (União Democrática Nacional), o IBAD (Instituto Brasileiro de Ação Democrática, o IPES (Instituto de Pesquisas Sociais), apoiados e financiados pelos EUA utilizaram os meios de comunicação de massa para vender a idéia de um governo comunista no poder.
Uma campanha que rapidamente ganhou a adesão da Igreja católica e das forças armadas, coma organização de grandes manifestações anti-governamentais, as marchas “da família, com Deus, pela liberdade”.
Fatos em cadeia que levaram o Brasil a uma ditadura de direita, com generais se alternado no poder e decidindo os destinos da nação, em um período, entre 1964 e 1985, que ficou conhecido como anos de chumbo.

Antecedentes do golpe.
Em um comício, em 13 de março de 1964, o presidenteJoão Goulart manifestou abertamente sua intenção de promover a reforma agrária, juntamente com a emancipação das refinarias e a desapropriação das terras situadas às margens das rodovias e dos açudes públicos.

 
A partir de então, a agitação contra o seu governo cresceu.

Conflitos irromperam em São Paulo e Belo Horizonte, provocados pelos grupos de direita.

Segundo René Armand Dreifuss,o tom da campanha contra o governo de Jango indicava um regente invisível dirigindo a orquestra.
Os EUA, através de agentes da CIA, exploraram os conflitos internos e a luta de classes para intervir a favor de seus próprios interesses.
Tudo foi feito discretamente, pois os EUA acreditavam que as camadas populares não aceitariam um golpe se desconfiasse da participação da CIA.
Portanto, osnorte-americanos manejaram os cordéis por trás dos bastidores, manipulando e financiando os setores de direita, obtendo significativos resultados.
Sob o apelo da religião católica e a defesa da integridade da família, contra o comunismo, a imprensa e considerável parcela da classe média compraram a idéia que a inflação era gerada pela tendência esquerdista do governo Goulart.
Irromperam váriaspasseatas anticomunistas e grupos começaram a se organizar pedindo a derrubada de Jango.
Goulart não proibiu a realização de manifestações contrárias ao seu governo, mas atacou os empresários que as financiavam.
No dia 19 de março de 1964, o presidente chamou Hugo de Faria, diretor da Carteira de Redesconto do Banco do Brasil, determinando que suspendesse as operações de financiamento de empresasprivadas.
Pretendia assim dar uma demonstração de força aos empresários, pois a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERG), entre outras entidades patronais, estavam financiando os protestos e articulando uma conspiração para depor o governo.
Em meio à radicalização, um grande numero de oficiais das forças armadas começou a...
tracking img