Fisica no ensino medio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1995 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A INSERÇÃO DA FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO * ENSINO DE FÍSICA NA ESCOLA DE 2º GRAU

Eduardo Adolfo Terrazzan Centro de Educação - UFSM Santa Maria - RS Neste texto sugerimos parâmetros para o desenvolvimento de atividades dirigidas à inserção de conteúdos de física moderna e contemporânea no ensino de 2º grau.

I. Introdução
Os nossos currículos de física, em termos de 2ºgrau, são muitopobres e todos muito semelhantes. Usualmente a física escolar é "dividida" em temas como Mecânica, Física Térmica, Ondas, óptica e Eletromagnetismo. A mesma seqüência que é ditada pelos manuais de física destinados a esse nível de ensino. Esta é apenas uma das possíveis divisões. Há outras, a dependendo critério utilizado. E aqui reside um ponto extremamente importante, qual seja, explicitarsempre o critério utilizado ao se propor uma seleção e uma divisão de conteúdos, de modo a justificá-las. Infelizmente, não encontramos justificativas, ao menos explicitas, para essa divisão. Na verdade, ocorre que até o momento continuamos a seguir a mesma seqüência ditada pelos manuais estrangeiros de ensino de f1sica utilizados no século passado. Dessa forma, as variações em torno dessa divisão,eventualmente adotadas no ensino da física em nossas escolas de 2º grau, são sempre pequenas e mantêm excluída, na prática, toda a física desenvolvida neste século. Na verdade, a prática escolar usual exclui tanto o nascimento da ciência, como a entendemos, a partir da Grécia Antiga, como as grandes mudanças no pensamento científico ocorridas na virada deste século e as teorias daí

* Trabalhoapresentado na V Reunião Latino Americana de Educação em Física, Porto Alegre (Gramado), Brasil, 24 a 28 de agosto de 1992.

Cad.Cat.Ens.Fís., Florianópolis, v.9,n.3: p.209-214, dez.1992.

209

decorrentes. A grande concentração de tópicos se dá na física desenvolvida aproximadamente entre 1600 e 1850. Além disso, dificilmente se cumpre toda essa programação. É comum os programas maiscompletos de física no 2ºgrau se reduzirem apenas à Cinemática, Leis de Newton, Termologia, Óptica Geométrica, Eletricidade e Circuitos Simples. Assim, os conteúdos que comumente obrigamos sob a denominação de Física Moderna, não atingem os nossos estudantes. Menos ainda os desenvolvimentos mais recentes da Física Contemporânea. O que se pode esperar de uma física escolar que esteja tãodescompassada/defasada no tempo? Aparelhos e artefatos atuais, bem como fenômenos cotidianos em uma quantidade muito grande, somente são compreendidos se alguns conceitos estabelecidos a partir da virada deste século forem utilizados. A influência crescente dos conteúdos de Física Moderna e Contemporânea para o entendimento do mundo criado pelo homem atual, bem como a inserção consciente, participativa emodificadora do cidadão neste mesmo mundo, define, por si só, a necessidade de debatermos e estabelecermos as formas de abordar tais conteúdos na escola de 2º grau. Não podemos, no entanto, nós professores e pesquisadores da Universidade,enfrentarmos tal tarefa sem a participação conjunta daqueles que praticam a física escolar secundária: os professores de física do 2º grau. O envolvimento dessesprofissionais, da forma mais direta possível, em qualquer proposta de reformulação do ensino da física é ponto fundamental para a efetividade da mesma.

II. Tendências
A constatação pura e simples da realidade escolar pode muitas vezes levar-nos a um certo ceticismo sobre possibilidades práticas de alteração do quadro da maneira como ele se apresenta. Alguns já argumentam que, dada a situação atual doensino de física no 2ºgrau, onde nem os aspectos mais básicos da Física Clássica são trabalhados, não seria prioritário nos ocuparmos com conteúdos de Física Moderna e Contemporânea.(A esses, devemos lembrar a impossibilidade de se vivenciar e participar plenamente do mundo tecnológico atual sem um mínimo de conhecimentos básicos dos desenvolvimentos mais recentes da Física.) Por outro lado, é...
tracking img